30 de junho de 2006

Falta inspiração ?

Apesar da chuva de propagandas como tema a Copa do Mundo, acho que nesta Copa elas deixaram muito a desejar principalmente os patrocinadores oficiais da Copa, a Adidas até que tentou dar o ar da graça com a propaganda do Adidas + 10, a Nike como sempre patrocinadora oficial da seleção canárinho, puxou sardinha pro nosso lado e fez diversos vídeos com performances dos nossos jogadores, a Coca-cola fez a propagandinha da mãozinha, onde até o coração e a bola tem mãos, agora quem me decepcionou muito foi a Brahma, que na Copa passada deu um show, aquelas da Tartaruguinha que virou moda nacional (quem não lembrar pode recordar no vídeo abaixo: ).... nesta Copa a Brahma busca apenas a sexta estrela, uma campanha simples e nada marcante, a medida tomada para 2006 foi a exposição,como no caso do Ronaldinho Gaúcho que protagonizou mais de 10 propagandas de diferentes marcas, o que causa uma confusão na cabeça das pessoas...

Como diria a Tartaruguinha que deixa saudades "Ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh"



Rivais do esporte

Estamos na reta final da Copa do Mundo e a gente continua falando nisso, afinal é um acontecimento único a cada 4 anos...rs.. O reality já postou aqui sobre a briga entre NIKE, ADIDAS e PUMA, mas consegui uns dados concretos em números e resolvi postar, afinal o marketing das empresas de artigos esportivos dominam a Copa do Mundo, e é sempre bom saber um pouco mais, vocês já devem estar enjoados, mas mantenham a calma, semana que vem acaba a Copa e tudo volta ao normal...rs...
Adidas:
  • Fundada em 1948 na cidade de Herzogenaurach (Baviera),Alemanha.
  • Confecciona as camisas da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Tinidad e Tobago e Japão.
  • Patrocinadora Oficial da Copa
  • Investimento: 6,6 bilhões de euros = 19 bilhões de reais (caramba !!!)
  • Objetivo: Retomar da Nike a liderança mundial em vendas

Nike:

  • Fundada em 1971 na cidade de Beaverton (Oregon) Estados Unidos.
  • Confecciona as camisas da Austrália, Brasil, Coréia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Holanda, México e Portugal.
  • Patrocinadora da Seleção brasileira e de Ronaldinho, o melhor jogador do mundo.
  • Objetivo: Associar de vez sua imagem à do futebol, o esporte mais popular do mundo
  • Investimento: 13,7 bilhões de dólares = 30,68 bilhões de reais

Puma:

  • Fundada em 1948 na cidade de Herzogenaurach-Alemanha (assim como a Adidas, pra quem Não sabe os fundadores são irmãos, mas brigaram e Não se falam mais até hoje !)
  • Confecciona as camisas da Angola, Arábia Saudita, Costa do Marfim, Gana, Itália, Irã, Paraguai, Polônia, República Checa, Suíça, Togo e Tunísia.
  • Veste o maior número de seleções
  • Objetivo: Projetar a imagem em 2006 para disputar a liderança de 2010.
  • Investimento: 1,8 bilhão de euros = 5,18 bilhões de reais.

29 de junho de 2006

Anima Mundi 2006


O 14º festival Anima Mundi será realizado entre 14 e 23 de julho no Rio de Janeiro e de 26 a 30 de julho em São Paulo. A edição deste ano vai exibir algumas das melhores propagandas de animação produzidas nos últimos tempos, nos mais variados países. A tradicional sessão Portifolio, que acontece desde o 2º Anima Mundi e reúne somente filmes comerciais, vai contar com 40 curtas dos mais variados temas. No Rio, os filmes serão apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil e, em São Paulo, no Memorial da América Latina.O Brasil disputa o Anima Mundi com seis peças, mas os grandes concorrentes são Estados Unidos e Reino Unido, que participam, respectivamente, com 9 e 17 filmes.
Para saber mais sobre o 14º Anima Mundi, clique aqui.
Vou tentar ir, pois o ano passado ãcabou não dando tempo e me arrependi profundamente....
Fonte: Meio & Mensagem.

Elvis Presley De volta para comemorar o Mês do Rock no Multishow


"O Rock é uma religião como outra qualquer" e "Quando você vende a alma para o Rock, ninguém tem certeza se você está morto" são os títulos dos anúncios criados pela Staff para o Multishow. A ação, que traz o ídolo do rock Elvis Presley nas peças, divulga a programação do Mês do Rock no Multishow, comemorado em julho. Em homenagem ao ritmo musical, o canal da Globosat veiculará a segunda temporada do Claro Q É Rock, programa apresentado por Roberto Frejat, e o show do Rolling Stones em Copacabana, sem intervalos comerciais. A criação é de Guilherme Avzaradel e Marcello Sartori, com direção de criação de Paulo Castro.

Telão Nota 10 em Frankfurt


Como a Copa do Mundo é um evento que acontece apenas de 4 em 4 anos, quando estamos diante de um Mundial arrumamos sempre uma maneira para poder assistir aos jogos de nossa Seleção, no caso, o Brasil Pentacampeão do Mundo ! Mas isso ocorre no Mundo inteiro, todos buscam uma boquinha pra poder assistir a partida, é aí que entram grandes ações de Marketing e Propaganda, como por exemplo em Frankfurt na Alemanha, existem diversos telões espalhados pela cidade, mas este foi o que mais chamou a atenção por ser diferente, criativo e original !
Os alemães apostaram no Rio Maín, onde encontra-se uma plataforma (enfeitada com as diversas marcas patrocinadoras da exibição e da Copa), juntamente com um telão enorme, para quem estiver na Rua poder assistir o jogo traquilamente ! Repare na quantidade de pessoas (ao fundo) assistindo aos jogos e fixando as marcas na cabeça...rs.

Crispin Porter a agência mais criativa do momento

A norte-americana Crispin Porter + Bogusky é hoje a maior referência em criatividade para boa parte dos publicitários brasileiros. Não que o centro criativo tenha feito as malas rumo aos Estados Unidos e deixado Londres - que por muitos anos foi e, na opinião de alguns executivos do setor, ainda é um pólo criativo difusor de tendências para o mundo todo. Mas o trabalho da Crispin Porter tem chamado a atenção dos brasileiros e até no endereço, dizem eles, ela se diferencia.
O publicitário Sérgio Gordilho, sócio e diretor de criação da agência Africa: "A Crispin Porter é hoje minha referência"
A agência está em Miami e não na Madison Square, onde estão concentradas as maiores agências de publicidade de mundo. "Vai ver que é isso. Eles conseguiram unir a racionalidade anglo-saxônica com a flexibilidade latino-americana", arrisca o sócio e diretor de criação da agência Africa, Sergio Gordilho. "A Crispin Porter é hoje minha referência. Meu sonho é transformar a Africa num retrato brasileiro da agência americana", completa.
Mas o que tem feito a agência de Miami para chamar tanto a atenção e fazer com que os publicitários brasileiros mirem-se nela como exemplo de agência eficiente e bem sucedida? "Eles são muito consistentes e não são bons apenas em criar campanhas que vendam produtos. Eles também sabem construir e fortalecer marcas. Ou seja, não são especialistas numa coisa só", diz Gordilho da Africa.
"No Brasil, ainda demoraremos um bom tempo para chegar a esse nível de utilização dos vários canais. Isso porque, temos uma sociedade muito complexa, onde os gostos pessoais, o poder aquisitivo e até as características regionais são muito diferentes", afirma ele, que ressalva não considerar a Crispin Porter uma das mais criativas agências de publicidade por ela saber dominar como poucos os recursos das mídias digitais. "Eles apresentam várias soluções, para várias mídias e tem o perfil do mercado consumidor muito propício para isso".
Fonte: Matéria retirada do Jornal O Globo de Junho de 2006.

28 de junho de 2006

Nova Schin é só Flamengo !


Como dito anteriormente aqui no Reality a Nova Schin é só Flamengo no Rio de Janeiro ! A empresa faz parceria com time rubro-negro para que participação local salte de 3% para 12% em 2 anos.
A ação de marketing desenvolvida para o mercado carioca não é nada tímida, pra começar as embalagens da Nova Schin serão temáticas em homenagem ao Flamengo ! A aposta é ousada e a empresa afirma não temer a rejeição das latinhas do mengão ! Sengundo o grupo Schincariol, 60% dos cariocas, são flamenguistas! Foram criadas 6 embalagens diferentes (lata e garrafa) referentes a conquistas do flamengo. Zico é o principal garoto-propaganda, desta nova ação da agência Famiglia.

skol


A Skol está lançando uma linha de garrafas de 600 ml desenvolvida especificamente para o mercado carioca. Com o mote Redondamente Gelada, a marca disponibiliza embalagens que trazem ícones cariocas no rótulo e um termômetro que avisa quando a cerveja está com uma boa temperatura para o consumo. O produto será comercializado em todo o Grande Rio nos próximos quatro meses. A Skol é a marca líder no mercado carioca de cervejas com 42,8% de participação.
Assim fica fácil descer redondo...rs....

Blue Bus

A primeira coisa que vem à cabeça, quando se fala em “blue bus” é aquele verso de Jim Morrison, do The Doors: “The blue bus is calling us...”, da canção “The End”, de 1966. Pois é... Julio Hungria e Elisa Araujo estão há 10 anos tentando mostrar que a Blue Bus é muito mais que isso. Blue Bus é a agência de notícias do futuro. A preferida por 10 entre 10 agências de publicidade que acompanham o noticiário pela internet. Uma referência tão forte, até para a imprensa-impressa, que Julio Hungria, o fundador, reclama quando dão uma notícia, um furo seu, e, em vez de colocar que a fonte é a Blue Bus ou o site Blue Bus, colocam que a fonte é “a internet”. A história e as histórias da Blue Bus estão no livro homônimo cujo subtítulo é: “Guia para acompanhar nossos primeiros 10 anos na estrada”, em edição independente, onde nomes como Caio Tulio Costa, Marcelo Tas e Pedro Doria discorrem sobre a importância do Ônibus Azul para a internet do Brasil. Os depoimentos de Ana Maria Bahiana, Ricardo Freire e Tutty Vasques são igualmente enriquecedores, mas nada supera os desabafos de Julio Hungria e Elisa Araujo (cúmplice e praticamente co-fundadora). Como outros Julios por aí, Hungria não se conforma com o “gap” entre o que acontece na World Wide Web e o que sai impresso sobre ela nos periódicos do Brasil. Como um dos Pais Fundadores da WWW em Terra Brasilis, Hungria brigou com Deus e o mundo por causa da sua idéia, sobreviveu à Bolha, às propostas milionárias (para vender a alma) e hoje se sustenta – muito bem, obrigado – com publicidade. Para além da coloquialidade e do tom agradável que consagrou a Blue Bus desde 1995, a coletânea deveria ser lida como o registro de um projeto bem-sucedido, em meio à falta de documentação – e ao silêncio impresso – que caracterizam este decênio de internet no Brasil.

www.bluebus.com.br

27 de junho de 2006

E as bolhas continuam criando polêmica...



As bolhas nos pés do nosso craque Ronaldo Fenômeno originadas pelas chuteiras da NIKE, já deram o que falar, e já nos proporcionaram propagandas com muito bom humor, mas pra quem achou que o assunto estava encerrado, se deu mal ! A topper juntamente com a Lew, Lara criou um game online, onde você ajuda a eliminar as bolhas no pé do jogador, com isso eles conseguiram mais acesso ao site da TOPPER e uma frequência de 10 minutos por internauta no site, mas uma bem bolada ! confira:

http://www.futbolhas.com/

Viciados em MSN e Filmes não percam essa !


A Gradiente lançará hoje, 27, o festival "Gradiente Cine Mobile", que convida os usuários do MSN Messenger a desenvolverem filmes produzidos a partir do celular. O projeto criado pela África selecionará quatro vídeos para serem comentados por um crítico de cinema fictício (Gaspar Ferdinand) com muito bom humor e irreverência.

Os internautas escolherão um filme por semana dentre os quatro apresentados. No fim do projeto, serão premiados os melhores vídeos semanais com um celular Gradiente GF-930.Para participar, os internautas deverão gravar um vídeo – de qualquer gênero e duração - na câmera filmadora de um celular e, em seguida, enviá-lo para o site que estará exposto na aba lateral da Gradiente no MSN.
O público passa a ter participação ativa, votando e elegendo o ganhador de cada semana. O projeto pretende mostrar que, como os filmes na telona do cinema ou na tela do televisor já viraram opções costumeiras do dia-a-dia, a telinha do celular será uma inovação no mundo cinematográfico e os participantes poderão produzir seus próprios vídeos, de forma criativa e inusitada. O projeto ficará dois meses no ar, basta acessar o Messenger para participar.
Agora é com vocês....boa sorte a todos !

Promoção leva coleção Futebol Arte para shoppings


Uma parceria entre a Redecard, a MasterCard e a Multiplan – maior administradora de shoppings do país com 14 unidades em cinco estados – trouxe a coleção de pôsteres sobre futebol do renomado artista plástico Antonio Peticov para dentro de oito shoppings da empresa. Até o final da Copa do Mundo 2006, os consumidores que usarem os cartões de crédito MasterCard® e de débito MasterCard® Maestro® e RedeShop®. nos shoppings para pagamento de compras acima de R$ 120, terão direito a escolher um pôster da coleção MasterCard Futebol Arte, que conta com quatro imagens diferentes.

Os shoppings participantes da promoção são o MorumbiShopping, Shopping Anália Franco e Shopping Eldorado, na capital paulista; Galleria Shopping, em Campinas; RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto; Shopping Colinas, em São José dos Campos; BarraShopping, no Rio de Janeiro e Parkshopping Barigüi, em Curitiba. Em toda a comunicação da ação, que vai até 09 de julho, será usado o conceito “Não tem Preço™” com o seguinte slogan: “Futebol arte no (nome do parceiro) não tem preço”, presente na divulgação nos pontos de vendas, com banners, displays, cartazes e adesivos.

26 de junho de 2006

Pizza Hut cresce com a diversificação


Nos últimos sete anos, a Pizza Hut investiu no reposicionamento de sua marca, deixando de lado a exclusividade da venda de pizza e sofistificando seus restaurantes na Grande São Paulo. O resultado foi a reversão da perda aacumulada estimada em US$ 10 milhões até 1999 e o registro de crescimentomédio de pouco mais de 10% ao ano.

Rápidinhas:
  • R$ 3 milhões para marketing serão destinados na Grande São Paulo;
  • Acaba de contratar a SNBB para cuidar de sua comunicação;
  • Empresa pretende trabalhar suas áreas de atuação (restaurante,delivery e express) individualmente
  • Plano da rede é expandir sua atuação na região (SP) hoje com 16 restaurantes
  • Seus concorrentes diretos são: Outback e Friday's

Fim de patrocínio suspende encenação de "BR-3" no Tietê


O grupo Teatro da Vertigem, conhecido por suas apresentações em locais heterodoxos -como igrejas, hospitais e presídios-, interrompeu o espetáculo "BR-3", que acontece no rio Tietê, em São Paulo, devido à impossibilidade de arcar com os custos do aluguel das embarcações que servem de palco e platéia para a encenação.

A empresa responsável pelas embarcações, a TransRio, afirma que não tinha como manter o preço de R$ 25 mil mensais que vinha cobrando desde o início das apresentações, em março. Quer R$ 85 mil pelas quatro embarcações utilizadas na peça e o serviço de seus funcionários. O Vertigem declara que não tem como pagar esse valor.

Andrelino Novazzi Neto, sócio da empresa, diz que o novo valor é o mínimo para cobrir apenas os custos de operação dos barcos, e que, se fosse incluir a taxa de aluguel, o valor atingiria R$ 117 mil. "Fui agüentando enquanto pude", diz.

O diretor de produção da peça, Walter Gentil, diz que houve boa vontade da TransRio, que negociou o preço inicial. "Ela foi uma patrocinadora parcial", diz. Segundo Gentil, havia um acordo segundo o qual, se novos patrocínios fossem conseguidos, o valor poderia ser reformulado. Isso não aconteceu, e o impasse levou à paralização da peça há duas semanas.
Nossa, é muito triste ver um evento de tamanha cultura, sem patrocínio algum ! Enquanto são investidos milhões em futebol, não que esteja errado mas acho que precisavamos valorizar a cultura de nosso país, as grandes empresas deveriam sim, dar um incentivo a este tipo de evento, e os publicitário ? Como ninguém pensou em uma maneira de criar um grande anúncio para esta peça em pleno Rio Tiête ??? Vamos acordar pessoal, o Mundo Não vive apenas de Copa do Mundo e bola no pé ! Olha que sou fanática por Copa e Futebol, mas acabamos "cegos" por alguns acontecimentos, o que nos impede ter uma outra visão de algo extremamente promissor !

A evolução da Mídia impressa


A pioneira revista "Ícaro", da Varig, já não está mais sozinha. Nos últimos cinco anos, o mundo dos negócios tem assistido a um boom de lançamentos das chamadas revistas corporativas ou customizadas. Tanto por grandes como por pequenas e médias empresas. Publicações que são nada menos que um canal de comunicação com seus diferentes públicos-alvos. Por meio de textos, imagens, as empresas tentam transmitir sua missão e valores.
Agora estas revistas, buscam a opnião pública e não somente a comunicação com o seu cliente. Algumas empresas acabam cedendo espaço em suas publicações para anúncios, como revistas de Moda.

O registro de marca terá prazo reduzido para 1 ano

A via-crucis enfrentada pelo empresário brasileiro para registrar uma marca ou uma patente no Brasil pode estar com os dias contados, pelo menos no que diz respeito à concessão de marcas. De acordo com o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Roberto Jaguaribe, a partir de junho, o prazo para a concessão de uma marca vai passar dos atuais seis anos para apenas um.
Finalmente, uma boa notícia nesta área tão burocrática do Brasil !

23 de junho de 2006

Almap a melhor....

A brasileira AlmapBBDO é a melhor agência de publicidade ibero-americana, segundo ranking publicado pela revista especializada "LatinSpots", da Argentina. O ranking elaborado pela publicação e divulgado neste mês, leva em conta as premiações recebidas pelas agências e uma soma de pontos atribuídos pela própria publicação (a performance no Festival Internacional de Cannes, por exemplo, rendeu dez pontos para as agências analisadas).

Por estes critérios, a Almap recebeu 52 prêmios e obteve 1.802 pontos, entre janeiro e dezembro de 2005 - período analisado no levantamento. A segunda colocada foi a agência Del Campo Nazca S&S, da Argentina, com 1.219 pontos. E em terceiro lugar vem a DDB Brasil, com 856 pontos.

Mas entre as dez primeiras a Almap BBDO e a DM9DDB Brasil são as únicas brasileiras. A Argentina tem cinco agências entre as dez ibero-americanas mais criativas. México e Espanha têm uma representante cada um entre as dez primeiras: a Ogilvy e a TiempoBBDO, respectivamente.

Nesta edição do festival, a AlmapBBDO ganhou apenas um Leão de Bronze na categoria outdoor pela campanha criada para O Boticário. "É uma das publicações mais importantes da região", diz Sérgio Valente, presidente da DM9DDB Brasil. "Nossa posição no ranking é um importante reconhecimento ao qual dou muito valor".

Jogada de Marketing


Falando de marketing, estive no Banco Real esta semana e peguei um folheto que achei interessante por se tratar de um segmento novo dentro do banco; a idéia não é nova, já vimos em livrarias, como por exemplo Livraria Cultura, em lojas como Renner & C & A, mas em banco eu nunca tinha visto, trata-se do Cartão Presente Banco Real, disponível nos valores de R$ 30, R$ 50 e R$ 100, e não é necessário ser correntista ! Achei uma boa jogada de marketing, pois existem 500.000 estabelecimentos credenciados a rede, o que significa que você pode comprar realmente o que quiser...

Joy of Pepsi

Falando um pouco sobre o marketing de guerrilha, escolhi uma propaganda da PEPSI, que vocês já devem ter visto em algum lugar do passado, mas eu adoro, e resolvi relembrar, clique e confira !


22 de junho de 2006

McDonald's leva crianças para ver o Brasil estreiar na Copa


Três crianças brasileiras puderam ser vistas nos quatro cantos do mundo e tiveram o seu momento de fama, durante a estréia do Brasil na Copa: Sofia de Lucca Costa, 8 anos, de São Paulo, Julia Beatriz Souza Silva, 7 anos, da cidade de Franca e Bruno Henrique Trindade, 10 anos também da Capital. Eles foram os ganhadores do concurso cultural "Vivendo um Sonho de Craque", realizado pelo McDonald's, que premiou com uma viagem para a Alemanha, com acompanhante e todas as despesas pagas, os três melhores desenhos infantis sobre o tema "Meu sonho de Copa".Julia entrou em campo com Cafu, Sofia com Emerson e Bruno com Ronaldo e foi a primeira vez que os três foram a um estádio de futebol.

Mas, além do privilégio de estar próximo a esses ídolos brasileiros e ser assistidos pelo mundo inteiro, os pequenos tiveram a oportunidade rara de os bastidores dos corredores de acesso ao campo num jogo de estréia de Copa. Depois do hino, as crianças foram para as arquibancadas, onde seus acompanhantes as aguardavam. Todos tiveram seus desenhos sobre o tema "Meu sonho de Copa" escolhidos por uma comissão julgadora, liderada por Maurício de Sousa.

Os critérios utilizados pelo cartunista para definir os vencedores foram criatividade, fidelidade ao assunto e originalidade. Além disso, a empresa também levou à Alemanha os gerentes dos restaurantes onde os três vencedores fizeram suas respectivas inscrições.

Nike & Rooney causam polêmica


Um anúncio da Nike com a imagem do atacante inglês Wayne Rooney, coberto de tinta vermelha, causou polêmica na Inglaterra, conforme nota publicada no portal Terra. O jogador aparece de braços abertos, com duas faixas vermelhas no corpo que fazem alusão à cruz de São Jorge, presente na bandeira da Inglaterra. Segundo a nota, políticos e líderes religiosos protestaram alegando que a peça publicitária sugere que o atleta está coberto de sangue. Muitos associaram a cena a uma crucificação e oito consumidores reclamaram à autoridade publicitária do País europeu. A propaganda da Nike, patrocinadora de Rooney, foi veiculada em diversos jornais britânicos na terça-feira (20). A imagem também aparece em grande destaque em um outdoor no centro de Londres.

21 de junho de 2006

A Evolução das barrinhas

Antigamente, se torcia o nariz para comer as famosas barrinhas de cereais, mas hoje em dia elas dominaram o mercado no setor, e você encontra diversos tipos. Confira a evolução detalhadamente:


  • Mercado de barras de creais cresce anualmente cerca de 15%
  • Hoje, são produzidas 350 milhões de Barrinhas por ano; Em 2004 eram 154 milhões.
  • Setor movimenta US$ 85 milhões
  • Em 1998 existiam apenas duas marcas no segmento, hoje são mais de 30
  • Diversificação de sabores e de público são armas dos fabricantes para atrair consumidores
  • Nutry, da Nutrimental, é líder de mercado,seguida por Trio, da United Mills
  • Existem os modelos light
  • Embora o predomínio do consumo seja na faixa de 14 a 28 anos,segmento também amplia o seu espaço para as crianças.

Hoje é Dia do Mídia, parabéns !


O Grupo O DIA de Comunicação prestará sua homenagem aos mídias com a veiculação de um anúncio de oportunidade pelo "Dia do Mídia". Assinado pela agência Elipse, a peça traz um monitor de computador apresentando uma planilha de mídia em sua tela e diversos post-its colados com os recados: "levar Bruna ao colégio", "jantar à luz de velas com meu amor", "viajar com as crianças" e "voltar a correr". No rodapé, a assinatura: "Nesse dia do mídia, preocupe-se com outros planos".

Muito bem bolado, acho que todo mundo sabe que o trabalho do mídia não é fácil e muitas vezes também não é reconhecido, mas sabemos que sem eles, tudo ficaria muito mais difícil ! Mais uma vez parabéns e lembre-se que hoje você deve se preocupar com outros planos ;-)

ALAP

Alap - Associação Latino Americana de Agências de Publicidade anunciou que nos dias 4 e 5 de agosto em Paraty, no RJ, vai acontecer o 1o Encontro Latino Americano de Redaçao Publicitaria. A programaçao inclui palestras, debates, lançamento de livro, exposiçao de anuncios e homenagem a grandes nomes da redaçao publicitária contemporânea. A iniciativa é da Alap, com apoio dos Clubes de Criaçao de Sao Paulo e do Rio. Inscriçoes e informaçoes em alaprio.com.br.

Notícias de Cannes

O Brasil conquistou 12 Leões nas cinco competições finalizadas até o momento nesta edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes. São seis em Radio Lions (2 Prata e 4 Bronze), quatro em Outdoor (2 Prata e 2 Bronze), um tanto em Media como em Direct. Não houve conquista de Leões na estreante premiação de Promo Lions. Restam ainda os resultados em Press - que informações nao oficiais dão conta de que o País conquistou 5 Leões-, Cyber, Film e Titanium. Comparado com os 42 Leões conquistados pelo Brasil em 2005, tudo indica que esse ano a performance brasileira, pelo menos quantitativamente será bem menor.

20 de junho de 2006

Trabalhar em agência de grande porte e grande coração, não tem preço...


A agência de publicidade DM9 criou uma linha de crédito para que os funcionários da agência participassem do 53º Festival Internacional de Publicidade de Cannes, na França. Desde janeiro os candidatos já podiam se inscrever para obter um financiamento de R$ 15 mil. Graças ao programa, 20 funcionários da agência estão em Cannes neste ano.

O pagamento do empréstimo será feito por desconto em folha de pagamento em até 12 vezes. Sergio Valente, presidente da DM9 diz que a agência arca com os custos de apenas nove funcionários - cujas participações no festival a empresa considera indispensáveis.
A experiência deu tão certo, diz Sérgio Valente, que já foi ampliada para financiar cursos de especialização e estadias dos funcionários da agência em programas de estudos exterior. Valente, que batizou o programa de Potência 9, é quem analisa e aprova as fichas dos candidatos ao financiamento.

Estar em Cannes deve ser uma emoção inenárravel, mas como ainda não trabalho em uma agência, sei que ainda tenho muito pra aprender e que em breve estarei desfrutando das emoções de estar em Cannes e de principalmente ter meu trabalho reconhecido não por prêmios e sim por mérito, vendas e a realização do cliente. Helena de Paula


Antarctica homenageia seu garoto propaganda, Bussunda !



A Antarctica deve veicular nesta terça-feira (20) comercial em homenagem ao garoto-propaganda da campanha "B.O.A." (Bebedores Oficiais de Antarctica), o humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, morto no último sábado em Munique, na Alemanha. O filme, que será criado pela AmapBBDO, deve ir ao ar no mesmo dia em que a Globo exibe o "Casseta & Planeta Urgente" especial, em homenagem ao humorista, que aparecia ao lado da atriz Juliana Paes na propaganda da cerveja. Os executivos da Antarctica, marca da Ambev, e da agência de Marcello Serpa estão em reunião para definir também os novos rumos da comunicação da cerveja com a morte de Bussunda.
Por respeito ao humorista, a própria Antarctica / AmapBBDO já bloqueou o site da B.O.A Bebedores Oficiais de Antarctica, e desde sábado as propagandas da cerveja Antarctica também foram suspensas. Bussunda era o mestre do riso, vai deixar saudade !

Comerciais Hispânicos

Até recentemente, passar uma noite assistindo as propagandas da TV em língua espanhola era uma garantia de boas risadas. Mas, na medida em que o número de telespectadores dos canais latinos, como o Univision, supera os da CBS em algumas semanas, os preços de veiculação dos comerciais de TV estão aumentando - e assim, as pressões para que não aconteça com esses canais o fenômeno do "zapping" (troca de canal), que aflige as emissoras de língua inglesa.
Isso está ajudando a desencadear uma revolução criativa na propaganda hispânica, uma vez que os clientes estão assumindo mais riscos para atingirem um mercado em crescimento acelerado de consumidores assimilados e que possuem gostos de entretenimento multiculturais. Cada vez mais os comerciais marcados pelo humor substituem os fracos anúncios que durante mais de duas décadas foram veiculados nos canais de língua espanhola.
Veja só a mudança ocorrida nos comerciais do mais saudável dos produtos: o leite. Nos últimos quatro anos o California Milk Processor Board veiculou comerciais que mostravam cenas ternas de uma grande família latina, que incluía até a avó fazendo um bolo "tres leches". O slogan, previsivelmente, era "familia, amor e leche". Esse enfoque apresentava um grande contraste em relação à campanha "Got Milk?" veiculada nos canais de língua inglesa e que apresentava cenas bem humoradas que incluíam um homem em uma cama de hospital com o corpo e a cabeça engessados, tentando comer um biscoito pelo buraco aberto no gesso sobre a boca, que lhe era servido por um colega de quarto, para depois ser deixado sozinho e clamar por um pouco de leite.

A nova campanha em língua espanhola apresenta um tom bem mais próximo da campanha original. Concebida pela agência Grupo Gallegos, de Long Beach, na Califórnia, ela mostra pessoas com dentes, ossos e cabelos extraordinariamente fortes. Um dos comerciais mostra os passageiros de um trem do metrô "segurando" as correias de apoio com os dentes. O slogan: "Toma Leche" (Beba Leite).

As agências vêem a atual explosão latina como algo parecido com o fenômeno do "baby boom", ocorrido nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, no qual uma geração de crianças que cresceram com uma mentalidade diferente da de seus pais, se tornaram uma força condutora do consumo em um período bastante dinâmico. O poder de compra dos hispânicos deverá alcançar US$ 926 bilhões em 2007, em comparação a US$ 580 bilhões em 2002, segundo o Television Bureau of Advertising.

Desejamos Boa sorte aos nossos amigos hispânicos, e esperamos que continuem assim ! Matéria gentilmente cedida por Carolina Munn


19 de junho de 2006

Eu amo meu animal de estimação

Não costumo postar dois vídeos na mesma semana pra não sobrecarregar o site e ficar aquela lentidão pra abrir, mas esta semana vou quebrar esta minha tradição e vou postar um vídeo da Pedigree que acho muito fofo, e demonstra o amor aos animais de estimação, esse vai até com dedicatória ! Especialmente para Carol e Sergio Ricardo, infelizmente não achei o vídeo da Purina, mas segue o da Pedigree pra quebrar o galho. Obrigada a todos os visitantes !

Dada a largada para o Festival de Cannes

Com um total de 24.862 trabalhos incritos, começa neste domingo, dia 18, o 53º Festival Internacional de Publicidade de Cannes. O evento, que acontecerá na Riviera Francesa até o dia 24 de junho, obteve inscrições de 81 países e um crescimento de mais de 12% em relação ao ano passado.
O Brasil obteve um aumento de trabalhos inscritos de 15% em relação a edição anterior e chega ao festival com 2.537 cases concorrentes. Com este número, o País recupera a segunda posição entre os que mais enviaram inscrições a Cannes em 2006, atrás apenas dos Estados Unidos, que concorrerão com 3.376 peças.
Entre as agências nacionais com mais trabalhos pretendentes ao Leão estão: AlmapBBDO, com 278 trabalhos; F/Nazca S&S com 240; DM9DDB com177; JWT com 160; Giovanni,FCB com 156; Fischer América com 147; DPZ com 128; McCann Erickson com 125, Lew Lara com 120 e Leo Burnett com 100 trabalhos inscritos.
Mas além de uma premiação reconhecida mundialmente, o festival é um evento de grande repercurssão no mercado publicitário. Por este motivo, algumas agências enviaram profisisionais exclusivos para realizar a cobertura do evento. Como é o caso da Fábrica Comunicação Dirigida. A empresa investiu na ida para Cannes de cinco profissionais, que postarão para o blog "Direto de Cannes", localizado dentro do site da agência. O canal será atualizado diariamente com textos, podcasts e vídeos com as principais notícias do festival.
Vamos lá Brasil em busca do HEXA e de muitos leões !

ABAP propões mudanças

Para dar mais transparência ao processo e evitar casos de desvio de verbas como aconteceu no passado com as agências de publicidade SMP&B e DNA, de Marcos Valério, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) está propondo algumas mudanças nas regras de licitação de agências para o setor publico.

Pela proposta da Abap, as comissões de licitação deixariam de ser compostas apenas por representantes da Secretaria de Comunicação do Governo e pelos órgãos participantes da concorrência. A sugestão é que profissionais com experiência em publicidade sejam pré-cadastrados para formar as comissões.

A entidade também sugere que cada participante da comissão dê sua nota aos trabalhos apresentados de forma confidencial e sigilosa - os votos seriam depositados em urna. Para evitar qualquer distorção, as notas com variação muito diferente das demais seriam dispensadas. "Se alguém dá uma nota muito acima ou muito abaixo das demais para o trabalho de uma agência candidata, essa nota seria desprezada para evitar distorções no processo", explica o presidente da Abap, Dalton Pastore.

16 de junho de 2006

Brastemp

Eu estava passeando no you tube e me deparei com este vídeo da Brastemp, gente como eu ri ! Achei muito bem bolado, mas não lembro de ter visto anteriormente esta propaganda, acho que se tivesse sido veículada seria um sucesso, os passinhos de samba que a máquina de lavar arrisca são perfeitos !

Confira...

A ADIDAS patrocinadora oficial da Copa não é a mais lembrada...

Coca-Cola, Nike, Adidas e MasterCard são, nessa ordem, as marcas apontadas pelos brasileiros como aquelas ligadas diretamente à Copa do Mundo da Alemanha, mostra pesquisa com 30 mil pessoas em 12 países. Detalhe: a Nike, segundo nome mais citado no levantamento -numa lista de patrocinadores oficiais com 32 empresas-, não é patrocinadora do campeonato -apenas da seleção brasileira.
A Adidas, sua concorrente direta, patrocinadora do Mundial e fornecedora das seleções alemã e francesa, foi lembrada por 44% dos brasileiros e ficou na terceira colocação. Ela é a fornecedora da bola oficial "Teamgeist" ("Espírito de Equipe"), usada no torneio. Já a Nike é citada por 59% no Brasil.
Esses dados estão em levantamento publicado neste mês pela GMI (Global Market Insite), empresa de pesquisas de mercado, que aponta diferenças nos resultados entre países.
Nos EUA, onde 851 pessoas foram ouvidas, apenas 15,77% dos entrevistados citaram a Coca. No Brasil, entretanto, a marca é lembrada por 64%. A empresa de bebidas deve investir no Brasil neste ano R$ 750 milhões, e estima-se que cerca de R$ 100 milhões tenham sido gastos em mídia de janeiro a junho no Brasil, apurou a Folha. Apenas R$ 45 milhões foram desembolsados até março, segundo ranking do Ibope Monitor. Oficialmente, a empresa não comenta os dados.
Em pesquisa da GMI com 2.800 brasileiros, 97,25% utilizarão a TV para se informar -a maior participação é na Argentina (97,86%). O jornal aparece em segundo (50,50%), seguido da internet (49,61%). A fofoca de escritório, com a troca de informações no local de trabalho, é o local favorito para o debate por 23% no país.

Casas Bahia inova e cria vendas de até 100 marcas de perfume !


Perfume ? Quer pagar quanto ?
Bom, vamos aguardar as novas Propagandas da Y & R para a Casas Bahia, com o seu novo investimento, a venda de perfumes...eu acredito que a venda será conforme o pretendidopela empresa afinal, quem nunca sonhou em comprar um perfume importado parcelado no boleto em até 12 Vezes ?
A decisão das Casas Bahia de vender cerca de 100 marcas de perfumes importados em 32 lojas da rede no eixo Rio-São Paulo desde o fim abril é uma grande iniciativa de “democratizar o luxo” no país, afirma a empresária Cristiana Arcangeli, consultora do projeto.
Nas suas contas, a iniciativa prevê a inclusão desses itens em cerca de 100 lojas da rede, o que deve aumentar em 20% a distribuição de perfumes no país. Hoje, existem no Brasil cerca de 500 pontos-de-venda especializados em perfumes de grifes. E as vendas estão diminuindo nos últimos quatro anos.
A diferença é a facilidade de pagamento, no crediário das Casas Bahia ou no cartão de crédito parcelado, que permite que novos consumidores possam adquirir esses itens. A consultora conta que ela é responsável pelo visual do estande de vendas desses itens que lembra em tudo uma loja especializada.
Além disso, os vendedores das Casas Bahia são treinados para fornecer informações detalhadas de cada produto como, por exemplo, a diferença entre uma colônia e um extrato.

14 de junho de 2006

Chip o mascote do Bradesco quer todo mundo junto na Copa


A campanha do Banco Bradescompleto visa colocar toda a torcida junta ! O Chip mascote do Bradesco convida á todos a se juntarem a ele ! Ele esta nos principais portais, antes e depois de cada jogo.
Você consegue até baixar emotions para o MSN, achei bem bolado e o chip é bem simpático com a bandeira do Brasil, ele fazendo embaixada então.....é show ! Torcida completa é isso, 180 milhões em campo. Faça como o chip pegue a corneta, a bandeira, o apito, o chapéus, prepare o seu coração e vamos torcer para o Brasil !

Nova sede da Publicis em SP


A Publicis muda sua sede em Sao Paulo, durante este feriado de Corpus Christi. Vai para novo espaço num predio na Vila Olimpia, na esquina da Daslu. O novo endereço tem comodidades para quem trabalha no edificio - academia de ginástica, por exemplo. O predio da familia Sales na Vila Clementino, ocupado até aqui pela agência, já foi alugado. Será a sede de um escritorio de advocacia.

Era da informação ?

Já passamos da era da informação. Entramos na da seleção. Segundo um estudo recente, o jovem americano recebe 2.200 impactos publicitários por dia. O Tivo é um software que seleciona o que se quer ver na televisão.

Vivemos um momento em que é importante a idéia de curadoria, daí o sucesso da loja Colette, que faz uma seleção dos lançamentos interessantes em diversas áreas-afirma Rony.

A dupla trabalha com o pós-materialismo, representado no mundo do consumo por despesas com bens que não enxergamos. Exemplo: a compra de uma casa ou de um carro que só existem no mundo virtual é cada vez mais comum no Site Second Life, onde os internautas gastam dez dólares para ter uma mansão na internet, podendo até contratar uma decoradora.

O Brasil é o quinto país em número de participantes desta rede (e eu nunca havia ouvido falar !!). Em vez de classes A,B, e C, eles dividem a pirâmide de einfluência em: alfa globais, os criadores, beta globais, os disseminadores; e mainstream, que recebem a influência.

Existe hoje, um programa que baixa MP3,Soulseek, com bandas alternativas. Um alfa já utiliza essa ferramenta há três anos, chega um beta, gosta e na mesma hora passa para 300 amigos da internet. Para produtos de volume, estudamos os betas, e na criação, observamos os alfas.

**Matéria retirada do jornal O Globo abril de 2006**

13 de junho de 2006

D P Z deseja Boa sorte a Seleção


Depois de fazer várias campanhas para clientes usando a Copa como motivo, a DPZ publicou nos jornais um anúncio com a frase "O Triângulo Mágico deseja boa sorte ao Quadrado Mágico". Criada por Flávio Conti, diretor-geral da DPZ, a frase usa como pano de fundo a fachada da DPZ, que está com os três gatinhos vestindo a camisa da Seleção com as bolas da Copa. Os gatinhos, assim como o termo triângulo, são uma referência a Duailibi, Petit e Zaragoza.

O árduo trabalho dos mídias...

Publicidade. A maioria das pessoas, quando ouve essa palavra, pensa logo em profissionais descolados que ficam no computador criando coisas engraçadas e inteligentes para vender produtos. Mas pouca gente conhece o trabalho dos publicitários responsáveis pelo segmento de mídia das agências.

Esses trabalhadores têm a árdua missão de fazer a ponte entre o cliente e a parte de criação. Além disso, são responsáveis pela tarefa de adequar soluções rentáveis e criativas à verba disponibilizada pelo cliente, muitas vezes não muito vultuosa. Para tanto, é preciso um perfeito planejamento de mídia.
Apesar da importância, o mercado nacional de publicações sobre esse tema é nulo. Ou melhor, era, pois acaba de ser lançado Planejamento de Mídia – Teoria e Experiência (Pearson, 230 págs., R$ 53), de Paulo Tamanaha. O livro pretende preencher uma lacuna no mercado editorial publicitário e foi uma solicitação dos alunos de Tamanaha. Segundo ele, até então, só era possível obter material traduzido de outros países: “A experiência brasileira era deixada de lado.” Além dos universitários, a publicação também é destinada aos iniciantes na área de planejamento de mídia e professores universitários.
Paulo Tamanaha é gerente do núcleo de mídia da Secom/PR e professor licenciado da ESPM e das Faculdades Integradas Rio Branco. Tem larga experiência em planejamento de mídia em empresas como Gessy Lever, DPZ Propaganda e Touché Propaganda. Atuou também como gerente de marketing na Rádio Eldorado, além de sua própria agência, a MídiaResultado. Lecionou ainda na Escola de Comunicação e Artes da USP, na Universidade Metodista de São Paulo e na FAAP, entre outras. Planejamento de Mídia é sua segunda publicação. A primeira (como co-autor) é Curso de Propaganda: do Anúncio à Comunicação Integrada. Tem artigos publicados nas revistas About e Mercado Global, além do jornal Meio e Mensagem.
Pessoal, não ganhei nada pra fazer a propaganda do livro, mas nós estudantes sentimos muita dificuldade na área de mídia, principalmente de livros de apoio, por isso, quando recebi esta materia gentilmente cedida pelo meu amigo Sergio Ricardo, resolvi postar e divulgar, espero que ao menos o Sr Paulo Tamanasha leia meu blog...rs.

12 de junho de 2006

Dia de namorar....dia de trégua....


A agência Soul assina a campanha da Gang para o Dia dos Namorados. Lembrando as eternas reivindicações de namorados e namoradas, as peças sugerem o que deve - e o que não deve - ser feito para que o casal deixe as brigas de lado e aproveite bem a data. “Dia de ficar off line no msn”, “dia de não jogar futebol” e “dia de deixar para discutir o relacionamento no outro dia” são algumas das chamadas escolhidas para lembrar que 12 de junho é dia de namorar. Muito boa....adorei !

Os mascotes da Copa

Achei muito legal, relembrar os mascotes da Copa, alguns eu não lembrava o significado, mas segue a matéria completa ! Confira...
Mascotes: Goleo e Pille
Ano: 2006
País: Alemanha
O que são: um leão com o uniforme da Alemanha, com o número 06 escrito no peito, e uma bola de futebol falante

Mascotes: Ato, Kaz e Nik
Ano: 2002
País: Coréia/Japão
O que são: criaturas coloridas (Ato é laranja, Kaz é roxo e Nik é azul) geradas por computador. Elas fazem parte do time de futebol “Atmoball”. Ato é o técnico e Kaz e Nik são jogadores. Seus nomes foram escolhidos pelo público

Mascotes: Footix
Ano: 1998
País: França
O que são: um galo, símbolo deste país, da cor do uniforme da seleção francesa, com o escrito “France 98” no peito. Seu nome é uma mistura de “football” com “ix”, do personagem dos quadrinhos Asterix

Mascotes: Striker
Ano: 1994
País: EUA
O que são: um cachorro com um uniforme azul, vermelho e branco. Sua camisa tem o escrito “USA 94”



Mascotes: Ciao
Ano: 1990
País: Itália
O que são: um boneco com o corpo feito de palitos com as cores da bandeira italiana e com a cabeça feita de uma bola de futebol. Em italiano, seu nome significa “oi” e “tchau”.

Balanço da Copa até o momento...


Bom dia pessoal,

Vamos a um breve balanço da Copa do Mundo 2006, me parece que esta não será a Copa de show de gols, até agora as goleadas não apareceram, resultados apertados por sinal ! Mas isso porque o nosso Brasil ainda não jogou (rs...) amanhã teremos a primeira Goleada, se Deus quiser ! Já que estamos falando de copa e seleções, notei que as empresas de materiais esportivos dominantes na Copa são: ADIDAS (patrocinadora oficial da Copa do Mundo, veste até mesmo os juízes, além de ser a dona da bola !) a NIKE (claro, sempre ela ! Patrocinadora oficial da FIFA e responsável pelas bolhas do Ronaldo Fenômeno, além de patrocinar outras grandes seleções como a de Portugal), e outra que também esta com presença garantida é a PUMA, na briga com a sua rival Adidas, tenta aparecer patrocinando algumas seleções de pequeno porte. Alguém viu masi alguma ?

9 de junho de 2006

WORD CUP 2006

Hoje, como o Mundo inteiro já sabe iniciamos a Copa do Mundo 2006, a abertura esta prevista para as 10:00h e o jogo de estréia será do time da casa, Alemanhã X Costa Rica as 13:00h, o Google como não perde tempo e sempre com a criatividade em alta, já iníciou os logotipos diferenciados, o primeiro (de hoje) em homenagem a Copa, é o seguinte:


Peugeot 2007

Galera, achei muito legal esta propaganda do Peugeot 2007 que mostra a intensidade do novo modelo da Peugeot, infelizmente não descobri que agência é a responsável pelo vídeo, por tanto, quem souber pode postar !

Confira !

8 de junho de 2006

A nike que se cuide, Band-aid cuida das bolhas do pé do Fenômeno



Ahaa, pra quem fez as suas apostas, podem se preparar em receber a bolada ! Quem apostou que teríamos uma propaganda criativa com as bolhas no pé do Ronaldo Fenômeno, acertou na mosca, a McCann-Erickson criou uma peça para o Band-Aid ! Achei legal a idéia e a propaganda em sí, mas acho que as concorrentes esportivas deveriam explorara estas bolhas !! Vamos acordar pessoal, isso merece uma Mega Campanha !
As bolhas dos pés de Ronaldo, que recentemente viraram notícia após fazer o jogador deixar o campo no amistoso contra Nova Zelândia, no último domingo, dia 4, motivaram a criação da nova campanha do Band. A criação, da McCann-Erickson, foi inspirada pela declaração do departamento médico da seleção "A bolha está cicatrizando. Vai formando uma pele e a gente protege com Band-Aid".
A peça, nas cores verde e amarela, representa a camiseta número 9 da seleção brasileira, posição em que o jogador atua. Na perninha de baixo do número aparece um Band-Aid.
A assinatura: "Se depender de nós vai ter gol até de calcanhar", completa.

Inverno é a alegria das indústrias Farmacêuticas.


Pessoal, fugindo um pouco de Copa do Mundo, que tal falarmos sobre medicamentos, já que a Matéria abaixo refere-se a Anvisa.

Inverno chegando e chovem as propagandas de anti-gripais, analgésicos, entre outros...Curiosidade é que as empresa farmacêuticas começam a fazer essas propagandas em meados de outubro, entre maio e agosto representam 70% das vendas anuais ! Caramba, imagina a grana....rs..

A Procter & Gamble por exemplo, está presente na mídia com com seis campanhas nesse momento. A empresa aumentou em 15% o investimento em propaganda da marca Vick, que conta hoje com seis diferentes apresentações. "A partir desse ano, resolvemos fazer uma campanha única para toda a família Vick", afirma . No ano passado, a empresa lançou Dyatil, um anti-gripal que complementa a linha de xaropes, Vick Vaporub e chá Vick.

Anvisa fiscaliza Propaganda de Medicamentos


Criar campanhas para medicamentos "over-the-counter" (OTC) - aqueles que estão fora do balcão da farmácia e não precisam de receita médica - exige cuidados. "Não estamos lidando com refrigerantes nem salgadinhos", diz Wilson Pereira, diretor de planejamento e atendimento da AlmapBBDO. Há sete anos, ele é responsável pela conta da Bayer, fabricante da Aspirina.

A Anvisa controla de perto as propagandas desde 2000. Um novo texto está em estudo, deve ser submetido a audiência pública e reformulado até o início de 2007. "Estamos avançando na qualidade das peças publicitárias", afirma Maria José Delgado Fagundes, gerente de monitoração e fiscalização de propaganda da Anvisa.

Priscila Carvalho, diretora de contas regional da Lowe, que cuida da conta do Resprin, diz que a maior preocupação com essa classe de produtos "é deixar claro ao consumidor que não estamos vendendo uma poção mágica." Antes de ser veiculada, a campanha do anti-gripal fabricado pela Janssen-Cilag - divisão farmacêutica da Johnson & Johnson - é avaliada por uma equipe jurídica e médica do laboratório e só chega ao público se for aprovada internamente.

Segundo Maria, da Anvisa, a principal infração cometida pelas campanhas publicitárias de OTCs é a dificuldade encontrada pelos consumidores em ler as contra-indicações do produto nas ações publicitárias. Em seguida, as campanhas reduzem ou até omitem os riscos do medicamento à saúde da pessoa. Outra infração recorrente é a sugestão, por parte da empresa, de que o medicamento não apresenta efeito colateral. E a gente pensando que fazer propaganda de medicamentos é fácil....rs


7 de junho de 2006

Sonho de Valsa de volta...


O bombom Sonho de Valsa, da Kraft Foods Brasil, coloca no ar três novos comerciais de tevê. Intitulados Ele me ama?, Ele vai ligar? e Será que ela vem?, os filmes têm 15 segundos e serão exibidos alternadamente. Criados pela Ogilvy, eles são feitos em animação, com música romântica e trazem aos casais uma mensagem para demonstrarem seu amor todos os dias. Esta é a primeira campanha de chocolate Lacta a contar com veiculação nacional pela emissora Globo.

No filme Ele me ama?, um casal passeia de mãos dadas. É possível ouvir apenas os pensamentos da garota: “será que ele me ama? Não sei se ele me ama, se ele não me ama...”. O garoto tira então um Sonho de Valsa do bolso e entrega a ela, que pensa: “ele me ama”. Nesse momento, os personagens em animação se abraçam e se beijam, transformando-se em personagens reais, enquanto o locutor diz: “não esqueça de demonstrar seu amor todo dia”.

Interessante a Lacta voltar a anunciar, mas sinceramente por mais manjado que fosse, eu ainda prefiria aquele velho slogan..."Aí que vontade que dá !"

Brasil vai de Maradona, Passarinho e Gritos - favoritos para o Cannes Lions

Realizada no Museu da Casa Brasileira nesta terça-feira (6), em São Paulo, a festa Cannes Predictions foi mais do que uma confraternização da delegação brasileira que vai ao Cannes Lions 2006. Além da exibição do rolo de 50 comerciais favoritos da Leo Burnett, tradição iniciada por Donald Gunn, jurados brasileiros apontaram os filmes brasileiros mais competitivos para este ano. "Maradona", da Duda Propaganda para o Guaraná Antarctica, "Gritos", da AlmapBBDO para o chocolate Twix, e "Passarinho", também da AlmapBBDO mas para a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, foram os mais votados. O Cannes Predictions é um projeto que envolve a Leo Burnett e os jornais O Estado de S.Paulo e Propaganda & Marketing.

6 de junho de 2006

Uma Polêmica religiosa com valor de Marketing




O Código da Vinci divide opiniões, mas roteiro atravancado prejudica a diversão...
Polêmica? Bem, esse termo tem valor comercial talvez por isso o fato de ter desagradado à parte conservadora da igreja católica e sirva para bombar o filme na bilhereria. Esse tipo de provocação faz parte da estratégia de lançamento e, quem protesta contra o filme, tolamente ajuda a fazer o seu sucesso.
Dito isso, parece que uma falsa polêmica envolve o filme, mas ele realmente mexe com a mente humana, só que de uma maneira ficcional, ou seja, acredita quem quiser ! É pura ficção, envolvendo dogmas do cristianismo, histórias épicas, etc...cabe a cada um tirar a sua própria conclusão...Quem já viu e quiser opinar sobre o assunto, esteja a vontade.

Dólar, Libra e Real ganham vida em filme da JWT


As figuras do Dólar, Libra e Real ganham vida no novo filme criado pela JWT Curitiba para o HSBC. Em cena, "Benjamin Franklin", a "Rainha Elizabeth" e a "República", representantes das moedas dos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, respectivamente, contracenam com um investidor do HSBC. O diferencial dos dois comerciais, produzido pela Cine e dirigido por Clovis Mello, é a apresentação dos personagens. Executado em computação gráfica, os 'garotos-propaganda' parecem recortados das cédulas e possuem expressões humanas. A idéia é traduzir o conceito "Faça seu dinheiro trabalhar para você no mundo inteiro. Invista no HSBC". Além dos filmes "Dólar" e "Real", a campanha é composta de três spots que seguem a mesma linha criativa dos filmes. As peças para rádio mostram grandes investidores internacionais descrevendo os motivos que os levaram a apostar no HSBC. Anúncios completam a estratégia de divulgação.

Por falar em Copa do Mundo...


A Roche resolveu criar uma campanha bem humorada para o medicamento Rivotril, achei legal. A síndrome do pânico pode aparecer quando você menos espera, e realmente é difícil diagnosticar ! Você que não esta afim de encarar remédios vale a dica de procurar um bom Psicólogo, o mais importante é você saber que tem a doença, que ela tem cura e que é cada vez mais comum nos tempos de hoje, minha única reclamação é que o filme deveria ser liberado como Campanha, deveria ser veículado, existe muito preconceito de pessoas que desconhecem esta doença !
A Copa do Mundo será usada até em campanha do medicamento Rivotril, da farmacêutica Roche, sobre síndrome do pânico. Tato Gabus Mendes e Eri Johnson são protagonistas da ação bem-humorada de esclarecimentos sobre a doença. Escrito por Márcio Wilson, roteirista de 'Malhação' e 'A Grande Família', da TV Globo, o filme abordará a dificuldade de se fazer o diagnóstico para a doença. Durante uma partida de futebol do time brasileiro, o personagem de Tato sofre com a síndrome e confunde os sintomas com um infarto. O filme da Roche será dirigido exclusivamente aos médicos como informação científica sobre a doença. O objetivo é chamar atenção para a importância do diagnóstico do transtorno do pânico.

5 de junho de 2006

Bob's aposta em personagens de Hanna Barbera



A rede de lanchonetes Bob's aposta na Copa do Mundo e nos personagens da Hanna Barbera para agradar as crianças. O Trikids, lanche infantil da rede, traz um Squeeze com os clássicos personagens como Scooby, Flinstones e Jetsons, vestidos de verde e amarelo. A ação foi criada pela NBS.

Banco Itaú & Credicard Citi voltam a mídia.

O setor financeiro volta a agitar o mercado publicitário com investimentos pesados de dois grandes anunciantes da área: o Banco Itaú e o Credicard Citi.

O primeiro está aplicando R$ 35 milhões na campanha que estréia hoje e vai até o dia da final da Copa do Mundo, 9 de julho. O Citibank vai desembolsar R$ 35 milhões para promover sua parte na bandeira Credicard que resultou no fim da parceria que o Citi e o próprio Itaú tinham na marca. A cisão foi completada em maio passado.

O Itaú, um dos patrocinadores das transmissões de futebol da Rede Globo, espera alavancar entre 20% a 30% a captação de novos clientes com a campanha publicitária. Isso significa 1,5 milhão de clientes a mais ao final deste ano. O Credicard Citi projeta encerrar o ano com a emissão de pelo menos 1 milhão de novos cartões - hoje são 4,4 milhões. A campanha do Credicard Citi fica no ar até o fim do ano.

O vice-presidente de marketing do Itaú, Antônio Matias, diz que as agências do banco funcionarão como um extensão da campanha - que será veiculada exclusivamente na televisão. O primeiro filme, diz ele, mostra as agências piscando para o cliente. Pois as agências e outros ícones da comunicação do banco terão um dispositivo para criar o efeito de uma piscada. O segundo filme fala de portas abertas e esse conceito será explorado nas agências também.

A campanha do Credicard Citi vai fazer três sorteios, no valor de R$ 1 milhão cada um. O diretor executivo de marketing do Credicard Citi, Marcos Almeida, diz que a proposta é ajudar os clientes da marca a abrirem o próprio negócio. "É uma das principais aspirações do brasileiro: ter sua independência financeira, livrar-se do emprego e do chefe", resume ele. Dentro desse conceito, a música tema da campanha não poderia ser mais apropriada: "Eu vou tirar você desse lugar" - sucesso dos anos 70 que está de volta. Interpretada originalmente pelo cantor Odair José, a canção agrada aos ouvidos tanto das classes C como da A e B, segundo Almeida.

A campanha com mídia integrada do banco Itaú foi desenvolvida pela agência Africa, de Nizan Guanaes, e usa um conceito que o publicitário quer explorar cada vez mais. A propaganda do Credicard Citi foi desenvolvida pela agência W/Brasil, de Washington Olivetto.

Álcool e Propaganda



Estudo da Universidade de Connecticut (EUA) acompanhou durante dois anos jovens entre 15 e 26 anos para avaliar a influência da publicidade sobre o consumo de bebidas alcoólicas. A cada nova propaganda vista num mês havia aumento de 1% no número de drinques.

Descobriu-se ainda que nas regiões onde a indústria investe mais em comunicação os jovens bebem mais, chegando a um pico de 50 copos por mês à idade de 25 anos.

2 de junho de 2006

Orloff Mix Vegas.


A vodka Orloff terá um drink especial para a festa de comemoração de 1 ano do Club Vegas, que acontece hoje, 02/06. O drink é preparado com Orloff Mix Lemon, além de suco e polpa de maracujá, menta e hortelã. Batizado de Orloff Mix Vegas, o drink será servido nas áreas vips. Nos inferninhos onde também rolará a festa, dois promotores irão distribuir cartas coringa de um baralho especial, que valem um drink.

Vegas Club: Rua: Augusta, 765 Cerqueira CésarTel: (11) 3231-3705

Nova Schin & Flamengo

Um dos assuntos mais comentados da semana foi a Famiglia ter levado a conta da Nova Schin, e os caras mandaram tão bem que já criaram uma Campanha da Nova Schin de patrocínio ao Flamengo, muito bem bolada e com alguém que realmente entende de Futebol, tio Zico é com você !

1 de junho de 2006

O A PRENDIZ 3


A terceira edição de "O Aprendiz 3", "reality show" da Record, teve 24 mil inscritos por meio do site do programa. A atração estréia no dia 3 de agosto, com episódios às terças e quintas. Apenas 16 candidatos participarão do "reality show" que dará uma vaga de emprego em uma das empresas do apresentador do programa, o empresário Roberto Justus.

Após a análise dos currículos, 800 dos 24 mil interessados foram selecionados para a segunda fase da seleção, que compreende uma dinâmica de grupo.A terceira fase da seleção terá cem candidatos, que serão postos à prova por meio de testes de inglês e de vídeo. Os que tiverem melhor desempenho irão para a próxima fase, de provas de resistência física e avaliação médica. A novidade deste ano no programa é que o participante tem de dominar o inglês muito bem, pois a vaga é em uma das empresas de Roberto Justus em Nova York, nos Estados Unidos.

Olhares vidrados no Brasil


Eu sei que não se fala em outra coisa a não ser Copa do Mundo...sei também que pra onde você olha vê uma Campanha com um dos jogadores da Seleção ou técnico, dirigente, auxiliar....mas vamos fazer o que, se estamos a menos de 15 dias para o início do torneio ? Veja o que a Baush Lomb preparou para inovar na torcida !

De olho na Copa do Mundo e com a bandeira brasileira estampada no rosto. É assim que alguns torcedores escolheram mostrar o amor e a torcida pela Seleção rumo ao hexa no campeonato de futebol. O par de lentes de contato com o símbolo do País é oferecido como brinde em óticas do Rio para quem compra produtos de marca de produtos oftamológicos. A novidade pegou os jovens cariocas de surpresa e, desde a semana passada, os acessórios viraram febre.

A novidade é fabricada pela empresa Bausch&Lomb, mas para conseguir um par é preciso comprar duas caixas de lentes de contato normais da marca. O custo varia de acordo com o tipo de modelo, mas no mínimo se gastam R$ 130. As lentes são vendidas apenas em óticas, mas nem todos os estabelecimentos aderiram ao programa de brinde.