14 de junho de 2006

Era da informação ?

Já passamos da era da informação. Entramos na da seleção. Segundo um estudo recente, o jovem americano recebe 2.200 impactos publicitários por dia. O Tivo é um software que seleciona o que se quer ver na televisão.

Vivemos um momento em que é importante a idéia de curadoria, daí o sucesso da loja Colette, que faz uma seleção dos lançamentos interessantes em diversas áreas-afirma Rony.

A dupla trabalha com o pós-materialismo, representado no mundo do consumo por despesas com bens que não enxergamos. Exemplo: a compra de uma casa ou de um carro que só existem no mundo virtual é cada vez mais comum no Site Second Life, onde os internautas gastam dez dólares para ter uma mansão na internet, podendo até contratar uma decoradora.

O Brasil é o quinto país em número de participantes desta rede (e eu nunca havia ouvido falar !!). Em vez de classes A,B, e C, eles dividem a pirâmide de einfluência em: alfa globais, os criadores, beta globais, os disseminadores; e mainstream, que recebem a influência.

Existe hoje, um programa que baixa MP3,Soulseek, com bandas alternativas. Um alfa já utiliza essa ferramenta há três anos, chega um beta, gosta e na mesma hora passa para 300 amigos da internet. Para produtos de volume, estudamos os betas, e na criação, observamos os alfas.

**Matéria retirada do jornal O Globo abril de 2006**

Um comentário:

  1. "A arte de escrever é o que os homens fazem dela, eles a escolhem escolhendo-se a si mesmos. Se ela estivesse fadada a se tornar pura propaganda ou puro divertimento, a sociedade recairia na vida sem memória dos himenópteros e dos gastrópodes. É claro que isso não é muito importante: o mundo pode passar muito bem sem a literatura. Mas pode passar ainda melhor sem o homem” - Jean Paul Sartre

    ResponderExcluir