20 de junho de 2006

Comerciais Hispânicos

Até recentemente, passar uma noite assistindo as propagandas da TV em língua espanhola era uma garantia de boas risadas. Mas, na medida em que o número de telespectadores dos canais latinos, como o Univision, supera os da CBS em algumas semanas, os preços de veiculação dos comerciais de TV estão aumentando - e assim, as pressões para que não aconteça com esses canais o fenômeno do "zapping" (troca de canal), que aflige as emissoras de língua inglesa.
Isso está ajudando a desencadear uma revolução criativa na propaganda hispânica, uma vez que os clientes estão assumindo mais riscos para atingirem um mercado em crescimento acelerado de consumidores assimilados e que possuem gostos de entretenimento multiculturais. Cada vez mais os comerciais marcados pelo humor substituem os fracos anúncios que durante mais de duas décadas foram veiculados nos canais de língua espanhola.
Veja só a mudança ocorrida nos comerciais do mais saudável dos produtos: o leite. Nos últimos quatro anos o California Milk Processor Board veiculou comerciais que mostravam cenas ternas de uma grande família latina, que incluía até a avó fazendo um bolo "tres leches". O slogan, previsivelmente, era "familia, amor e leche". Esse enfoque apresentava um grande contraste em relação à campanha "Got Milk?" veiculada nos canais de língua inglesa e que apresentava cenas bem humoradas que incluíam um homem em uma cama de hospital com o corpo e a cabeça engessados, tentando comer um biscoito pelo buraco aberto no gesso sobre a boca, que lhe era servido por um colega de quarto, para depois ser deixado sozinho e clamar por um pouco de leite.

A nova campanha em língua espanhola apresenta um tom bem mais próximo da campanha original. Concebida pela agência Grupo Gallegos, de Long Beach, na Califórnia, ela mostra pessoas com dentes, ossos e cabelos extraordinariamente fortes. Um dos comerciais mostra os passageiros de um trem do metrô "segurando" as correias de apoio com os dentes. O slogan: "Toma Leche" (Beba Leite).

As agências vêem a atual explosão latina como algo parecido com o fenômeno do "baby boom", ocorrido nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, no qual uma geração de crianças que cresceram com uma mentalidade diferente da de seus pais, se tornaram uma força condutora do consumo em um período bastante dinâmico. O poder de compra dos hispânicos deverá alcançar US$ 926 bilhões em 2007, em comparação a US$ 580 bilhões em 2002, segundo o Television Bureau of Advertising.

Desejamos Boa sorte aos nossos amigos hispânicos, e esperamos que continuem assim ! Matéria gentilmente cedida por Carolina Munn


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