Blog de Publicidade e Comunicação com Novidades, Tendências, Campanhas e Conteúdos exclusivos sobre Publicidade e Propaganda
30 de março de 2006
Telecine inovando com humor !
Campanha desenvolvida pela NBS reforça a rapidez com que as grandes produções chegam aos canais Telecine Já está sendo veiculada a campanha criada pela NBS para a estréia de “Bridget Jones – No Limite da Razão”, que será exibido com exclusividade pela Rede Telecine no último final de semana de abril. Os anúncios ratificam a diminuição do tempo com que as produções chegam à telinha através dos canais Telecine, assim como foi feito na última campanha, lançada em fevereiro para anunciar o lançamento de “Menina de Ouro”. O mote “Mesmo 13 quilos acima do peso, não é que ela chegou rapidinho no Telecine?” brinca com o fato de a atriz Renée Zellweger ter engordado para interpretar o personagem-título. A imagem principal do filme e a assinatura “Telecine. O menor tempo entre o cinema e a sua TV” completam as peças.
Claro ilumina seus clientes...
A Claro coloca no ar nesta semana campanha que divulga a promoção Recarga Premiada. As peças serão veiculadas a partir de 1º. de abril em TVs abertas de todo o Brasil e destaca a ação que oferece brindes em todas as recargas efetuadas pelos clientes de planos pré-pago.
O filme de 30 segundos, que tem o título "E fez-se a luz", criado pela F/Nazca, apresenta um cliente Claro, que ao raspar o cartão de recarga premiada surpreende-se ao ganhar uma televisão. De repente, o rapaz é iluminado por um feche de luz e escuta harpas tocando e uma voz ao fundo anunciando que ele foi escolhido entre milhões de pessoas. Mas, ao olhar a sua volta, ele percebe que outras pessoas também estão sendo iluminadas e recebendo prêmios.
29 de março de 2006
AGF Seguros com nova campanha
A Le Pera, criou nova campanha da AGF Seguros, que entrará em veiculação na próxima semana.Com o mote “Preocupe-se com o que realmente importa”, a campanha mostra diversas situações importantes e emocionantes, como gravidez, relacionamentos, filhos, diversão, família e momentos de felicidade. Em seguida, a seguradora afirma: “Sonhe. A AGF segura”, ressaltando a confiança que o cliente pode ter em seus serviços.A seguradora entra no ar com um filme de 30” para TV fechada, um filme de 10” para aeroportos, rádio, mídia impressa, outdoor, front light, cinema, internet, abrigo de ônibus e até palm top.
28 de março de 2006
FNAC e INTERCOM promovem debate...
27 de março de 2006
Lona de Caminhão
24 de março de 2006
Senac lança campanha que tem tudo para dar certo...
A Carillo Pastore Euro RSG, em parceria com a Tribo Interactive, criou um personagem virtual para divulgar o curso técnico de Produção Digital - Web e Multimídia do Senac São Paulo. O objetivo da campanha é mostrar para jovens e adultos interessados por internet, que para desenvolver trabalhos diferenciados na área é preciso conhecimento teórico e prático, além de criatividade. "Johnny Rupestre", como é chamado o personagem, tem o perfil de uma pessoa que acredita dominar os recursos e técnicas de construção de projetos para mídias digitais, mas na verdade não compreende nada de web e multimídia. O público pode acessar os trabalhos de Johnny por meio de banners nos principais sites brasileiros de TI, design e games. Ao visitar o endereço da homepage www.johnnyrupestre.com.br, o internauta visualiza uma página mal elaborada e com dados desorganizados. Alguns segundos depois, abre-se um popup com as informações do curso do Senac São Paulo. Também fazem parte da campanha o blog www.johnnyrupestre.com.br/blog e um perfil no orkut com detalhes sobre a personalidade de Johnny.
23 de março de 2006
Nova Campanha PEUGEOT...
A agência desenvolve a campanha Via Expressa de Ofertas Peugeot associandoas vantagens ao clima urbano com todo o trânsito decorrente de grandescidades e placas indicativas da direção correta. Com o objetivo de mostrarque quem não conhece as ofertas da rede Peugeot está perdido, as informaçõesdesta promoção estão dentro de placas que simulam a identificação do melhordestino.A campanha conta com mídia impressa nos jornais O Estado de São Paulo, Folhade São Paulo, Jornal da Tarde e Diário de São Paulo. Haverá também um filmede 30'' na Rede Globo, TV Record e Bandeirantes.
22 de março de 2006
Voltando no tempo...TEXAS BURGER !
Pessoal, em homenagem a meus amigos e a minha infância maravilhosa, na qual eu desfrutava de muita alegria com os meus famíliares, separei a história de uma marca de fast-food que não deu certo no Brasil,(sinceramente eu não sei porque...) mas eu particularmente adorava, ficava feliz da vida quando sabia que iríamos ao shopping Center Norte e a noite acabaría no Restaurante Texas Burger...confira a história da marca e se for ao Texas, não deixe de conhecer esta Lanchonete ! Infelizmente, não consegui achar a história desta marca no Brasil...( Helena de Paula).
Os restaurantes do hamburguer de Texas tiveram seu começo em 1968 quando os empreendedores Leona e bobby D. Cox do restaurante abriram seu primeiro hamburguer de Texas em Odessa, Texas. Destes começos humble, cresceram sua organização sobre a cinqüênta restaurantes, e três conceitos diversos, situados durante todo Texas e México novo. O hamburguer de Texas opera-se hoje em três posições em Odessa, e ganhou a reputação de servir ao mais melhor hamburgerno estado solitário da estrela, cada um cobriu fora com uma pimenta da cereja da assinatura.
Confira o Menu maravilhoso, olha que não estou ganhando nada por isso hein !
http://www.texasburger.net/menu.htm
21 de março de 2006
Case: ESPM Fome Zero
Lever na década de 50
Com um layout belíssimo e uma ilustração perfeita de Elizabeth Taylor, os sabonetes Lever trazem um anúncio bastante cinematográfico, principalmente no apelo: Usado por nove entre dez estrêlas do Cinema.Vale lembrar que este anúncio foi enviado por Ronaldo Salame (Diretor de Cinema e Produtor de Comerciais), através de e-mail para o Arquivo da Propaganda.É uma honra para o Arquivo da Propaganda ter este tipo de interatividade. Esperamos que mais pessoas participem. Este Anúncio foi retirado da revista O Cruzeiro do ano de 1951.
Texto do Anúncio:"Seja mais adorável esta noite" diz ELIZABETH TAYLOR. Com o Novo e PERFUMADÍSSIMO sabonete Lever. Elizabeth Taylor sabe, pois ela também usa o sabonete de beleza das estrêlas. Uma maravilha ao seu alcance, o novo Lever envolve você em seu romântico, inebriante perfume, tornando-a mais adorável, mais cativante, esta noite mesmo! De alvíssima pureza e em linda embalagem rosa, vem sempre com sua famosa espuma rápida e econômica. Não hesite: não há sabonete mais fino, luxuoso e perfumado do que o novo Lever. Agora em 2 tamanhos. Agora também em vantajoso TAMANHO BANHO. Você poderá cativa-lo com uma cútie suave e deliciosamente perfumada. Siga as estrêlas: use Lever e seja mais adorável esta noite. USADO POR 9 ENTRE 10 ESTRÊLAS DO CINAMA.
20 de março de 2006
Procon notifica Ambev
Estamos contratando
Foi-se o tempo em que, para conseguir uma boa vaga de trabalho, bastava mandar currículo, comparecer à entrevista usando terninho, ser sorridente e empolgado, completar a folha do psicotécnico e jogar um pouco de escravos de Jó para provar capacidade de trabalho em equipe. Foi-se. Hoje, amigo, os empregos bons estão nas mãos de tipos como Donald Trump e Roberto Justus. Ok, não estão somente lá. Mas eles pagam milhares de verdinhas por ano. E só é preciso derrotar uma dúzia de toupeiras.
Como amante descarada dos realities profissionais, posso dizer que eles são uma febre não muito passageira. Já tivemos dezenas, como show sobre modelos (“America’s Next Top Model”), administradores (“O Aprendiz”), boxeadores (“O Desafiante”), cantores (“American Idol”), chefs de cozinha (“Um Sonho de Restaurante”), decoradores (“Minha Casa, Sua Casa”), decoradores frustrados (“Entre Quatro Paredes”), estilistas (“Project Runaway”), estilistas frustrados (“Esquadrão da Moda”) e gente desesperada (“Casamento à Moda Antiga”).
Na grande maioria das vezes, o programa serve para escolher, dentro de um grupo, quem sairá vencedor e congraçado como o mais novo – complete aqui a profissão correspondente – da praça. Bom, eu acho que, mesmo com essa avalanche de shows de realidade, ainda faltam alguns. E sei exatamente como seriam.
17 de março de 2006
St Patrick's Day: 17-Março
Para comemorar o St. Patrick's Day nesta sexta-feira (17), o dia do padroeiro da Irlanda, São Patrício, a cerveja Guinness preparou uma promoção. A marca oferecerá em 17 pubs várias opções de itens colecionáveis, em edições limitadas, para os apreciadores da cerveja escura. Na compra de um boné, o cliente leva três Guinness. Já ao levar uma camiseta comemorativa, o cliente tem direito a cinco "pints" de Guinness. A promoção também tem o objetivo de introduzir no Brasil a tradição de celebração da marca. Os bares que fazem parte do circuito são: Kia Ora, All Black, Frangó, Liverpool, Dublin, O'Malleys, Belfiore e Finnegan's, The Black Horse e St. Patrick, em São Paulo; Shenanigans Ipanema; Shenanigans Barra, Lord Jim Pub e Irish Pub, no Rio de Janeiro; Sheridans, em Curitiba; Mulligan, em Porto Alegre; e o Haus München, em Belo Horizonte.
O dia de São Patrício é um feriado irlandês que homenageia o missionário que converteu os irlandeses ao cristianismo por volta do ano 430. Considerado o santo padroeiro da Irlanda, São Patrício utilizava um trevo de três folhas como metáfora para ensinar aos irlandeses o conceito da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
16 de março de 2006
Hóspede bem informado com alta tecnologia.
Azeite com raio laser
Modernidade...
13 de março de 2006
Parece que alguem ficou preso dentro do banheiro da academia
União de Mídia e Criação
Copiar a Globo deu certo !
Desde que foi comprada pelo bispo Edir Macedo, nos idos de 1989, a Rede Record apostou numa fórmula própria de programação. A emissora alternava programas recheados de atrações populares (a maioria de qualidade duvidosa) com outros de forte conteúdo religioso. Essa combinação, inventada pelos homens que comandavam a Igreja Universal, nunca deu grandes resultados. Durante mais de uma década, a Record permaneceu estagnada na terceira posição do ranking de audiência e com um tímido faturamento publicitário. Há pouco mais de um ano, já sob a influência de executivos contratados no mercado de mídia, a emissora partiu para uma nova estratégia: abandonou a tentativa de inovar em conteúdos para copiar assumidamente a Rede Globo de Televisão -- líder do mercado brasileiro de emissoras abertas e referência internacional de qualidade nessa área. Por enquanto, a troca vem funcionando. O faturamento publicitário subiu 40% em um ano -- hoje está na casa dos 700 milhões de reais -- e algumas das novas atrações chegam a competir em audiência com os programas da Globo. "As pesquisas mostravam que o público queria atrações de qualidade. Boas novelas, jornais e programas de entretenimento", diz Alexandre Raposo, presidente da Record. "Paramos de brigar contra o óbvio."
O último grande lance dessa nova estratégia foi a reformulação do Jornal da Record. Durante oito anos, a emissora entregou o comando de seu principal telejornal ao experimentado jornalista Boris Casoy, conhecido pelo bordão "Isso é uma vergonha". Com Casoy, que tinha por hábito comentar as notícias veiculadas, os índices não ultrapassaram os 5 pontos de audiência no ano passado. Os executivos da Record resolveram então mudar por completo o perfil do telejornal. No lugar de Casoy, escalaram Celso Freitas, que durante seis anos foi apresentador do Jornal Nacional. Além de Freitas, a Record contratou Adriana Araújo, ex-repórter da sucursal de Brasília da Globo, e mais duas dezenas de jornalistas e produtores -- a maioria deles vinda da concorrente. Quem assistiu ao telejornal percebeu que qualquer semelhança com o programa de William Bonner e Fátima Bernardes não é mera coincidência. Além de profissionais que já traba lharam na rival, a Record mudou o cenário, o modo de apresentar, o figurino e a produção gráfica de todo o programa. Nos primeiros dias, a média de audiência ficou sempre acima dos 10 pontos (o dobro dos tempos de Casoy) e com picos superiores a 20 pontos.
O investimento total para copiar a programação da Globo já está em torno de 100 milhões de dólares. Além do jornalismo, a Record vem colocando dinheiro em outro pilar importante para a sua imitação da emissora carioca: a produção de novelas. O maior desembolso foi a compra, por 15 milhões de dólares, dos estúdios de Renato Aragão, localizados em um terreno que fica em frente ao Projac, o enorme complexo onde são feitas as gravações das novelas da Globo no Rio de Janeiro. Também foram contratados dezenas de profissionais, roteiristas e atores, que freqüentaram as produções globais num passado recente. Um deles é a atriz Lavínia Vlasak, estrela de Prova de Amor, um dos maiores sucessos dessa nova fase da Record. Em janeiro, a novela conseguiu a proeza de tirar o Jornal Nacional da liderança de audiência. Foram poucos minutos, é verdade, mas o efeito psicológico dessa conquista agitou o mercado publicitário. "No geral, eles ainda estão mais próximos da Bandeirantes do que da Globo. Mas desempenhos como esse têm um importante apelo de marketing", diz Daniel Barbara, diretor comercial da agência de publicidade DPZ e um dos maiores especialistas em mídia do país.
Barbara se refere ao descompasso que existe entre a receita publicitária que a Record vem obtendo e a sua audiência média. Quando se analisa toda a grade de programação, nota-se uma grande diferença entre os números da Record e da Globo. A audiência média da Globo é de cerca de 35 pontos. Em segundo lugar, bem atrás, ainda está o SBT, com audiência de 8 pontos -- o mesmo desempenho da Record. Mas, se a audiência diária ainda não sofreu grandes modificações (com exceção de alguns poucos exemplos), o impacto no mercado publicitário é concreto. Nos últimos 12 meses, o preço de um comercial de 30 segundos no horário nobre da Record -- o período mais lucrativo da grade -- subiu 66%. Foi, de longe, a maior valorização entre todas as emissoras de sinal aberto do Brasil (veja quadro). No caso da novela Prova de Amor, que compete com a global Belíssima, o salto é ainda mais impressionante. Uma inserção de meio minuto nos intervalos da novela que a precedeu custava 64 000 reais em março do ano passado. No próximo mês, passará a custar 167 000 reais -- aumento de 160%.
Na Globo, os bons resultados da Record são vistos com um misto de ceticismo e tranqüilidade -- o que é perfeitamente compreensível. Outras emissoras já tentaram enfrentar a líder do mercado no passado e nada conseguiram. Anos atrás, a Rede Manchete, por exemplo, alcançou ótimo desempenho com a novela Pantanal. Na ocasião, a emissora chegou a montar uma produção consistente de telenovelas, mas nunca repetiu o sucesso da primeira produção. O SBT faz investidas de tempos em tempos. A última delas foi a contratação da apresentadora Ana Paula Padrão, uma das estrelas do telejornalismo global. Diferentemente do SBT, a Record parece ter uma meta única e de longo prazo. Boa parte de seus executivos, muitos vindos dos concorrentes, tem contrato até 2012. Mas não se sabe até quando os telespectadores vão responder positivamente a essa estratégia. "A história mostra que cópias não costumam dar certo porque o telespectador prefere ficar com o original", diz Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.
O fato é que não basta copiar as empresas líderes e contratar seus melhores talentos para que um negócio se torne imediatamente bem-sucedido. Muito utilizada no mundo empresarial, essa estratégia sofre todo o tipo de dificuldade para ser implementada -- e, muitas vezes, não se sustenta por muito tempo. O momento inicial costuma ser o mais fácil. Depois, a adaptação torna-se complicada porque a cultura que existia até então naquela empresa passa a se chocar com os hábitos trazidos pelos funcionários da companhia que se quer copiar. É uma batalha que costuma gerar insatisfação de ambos os lados. Além disso, é muito difícil manter esse processo de maneira contínua. Até por razões financeiras, não dá para buscar os talentos do concorrente indefinidamente. Em algum momento, as pessoas que vêm de fora precisam forjar uma nova cultura dentro da nova casa. No caso da Record, dinheiro não é exatamente um problema. A Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, é fonte de renda cativa para a emissora. Cerca de 15% do faturamento da emissora, ou cerca de 100 milhões de reais por ano, vem de horários comprados pela igreja. Mas para conquistar a liderança entre as emissoras abertas (o objetivo da Record) o dinheiro dos fiéis não será suficiente. Outros anunciantes -- de qualquer religião -- precisam acreditar no projeto.
10 de março de 2006
Sempre Brasilllll
Jamil e Uma Noites
Composição: Manno Góes
A gente vive reclamando o tempo inteiro
9 de março de 2006
Mastercard e Argentina X Brasil
- O corte de Carlitos: R$ 15,00
- O Balón (bola) do Brasileño: R$ 40,00
- Camisa do Corinthians: R$ 50,00
- Que el mejor jugador del futbol brasileño ser argentino: No tiene precio.
- Vamos Tevez, vamos Argentina !
Bom, como já disse acho melhor eu não comentar, mas talvez isso sirva para nós brasileiros que colocamos sempre os outros na nossa frente, os chineses, os japoneses, os portugueses, os super poderosos americanos, e até os argentinos....onde isso vai parar ?? Comente por favor !
2005 - O ano da Publicidade
O presidente do M&M, José Carlos de Salles Neto, atribuiu o desempenho à forte concorrência em setores como telecomunicações, financeiro, automobilístico e varejo, que ampliaram seus investimentos em mídia. Para este ano, a previsão é de crescimento entre 13% e 15%.
A TV por assinatura foi o meio que apresentou o maior índice de crescimento (23,2%), com faturamento de R$ 374,2 milhões. As revistas cresceram 21,2%, com receita de R$ 1,4 bilhão e a internet, 19%, com faturamento de R$ 265,7 milhões. A TV aberta faturou R$ 9,5 bilhões, cifra 15% maior que a de 2004. O meio jornal, que representa o segundo maior em faturamento, movimentou R$ 2,6 bilhões em 2005, 13% acima dos R$ 2,3 bilhões do ano anterior.
8 de março de 2006
Anunciar Sempre !!!
Rally Dakar
7 de março de 2006
Homenagem Antecipada
6 de março de 2006
O Ex-professor de Química mais publicitário e italiano de São Paulo
Descendente de italianos, o publicitário Celso Loducca não dispensa uma boa massa com molho de tomates. Paulistano, freqüenta os melhores restaurantes da cidade, mas são as casas italianas que ele mais aprecia, principalmente as pizzarias: “Se eu pudesse, comeria pizza todos os dias”
Rede dá sanduíche para quem achar mensagem em comercial
O filme, exibido pela primeira vez na última semana, é o primeiro exibido pela televisão norte-americana a assumidamente conter mensagens subliminares. Desde o início da promoção o KFC já distribuiu mais de 70 mil sanduíches.
Apesar do sucesso, o filme já gerou polêmica. A rede ABC, que pertence à Walt Disney, barrou a exibição da propaganda. O grupo alega que as regras do FCC, órgão que regulamenta o setor nos EUA, proíbem a transmissão de qualquer informação que não seja decifrável imediatamente pelo espectador.
Hoje, em reportagem publicada na edição online da revista Advertising Age, o KFC ironizou as acusações, dizendo que a propaganda "não tem mensagens capazes de transformar as pessoas em zumbis comedores de sanduíche".
"Fizemos algo inovador e que já está mostrando resultados", afirma Tom O'Keefe, diretor de criação e diretor da conta do KFC na agência de publicidade Interpublic, FCB.
3 de março de 2006
Santos sonha com volta de Pelé para o marketing
Pelé fez parte da diretoria enquanto Samir Abdul-Hak foi presidente (entre 1995 e 99). Depois de um período de rusgas com Marcelo Teixeira, voltaram a se aproximar em 2003, mas apenas de maneira informal.
O plano de Peres é transformar o maior jogador da história em peça de marketing para o Santos, remunerando-o por isso. Ele acredita que, se conseguir convencer e seduzir o ex-camisa 10 com proposta e um plano detalhado, o time tem muito a ganhar.
"Quem não quer ter sua imagem associada ao Pelé? A imagem dele está associada à do Santos. Foi o único clube em que ele atuou. Também atuou no Cosmos, mas não foi como profissional. Esse não conta", diz Peres.
Piraquê retorna a mídia...
A Piraquê retorna à mídia para lançar o novo produto da marca: o Piraquê Sport. Um delicioso espaguete, feito de Grandur, tradição das massas italianas, com alto teor de vitaminas, ferro e carboidrato, a novidade se destina principalmente para esportistas e freqüentadores de academias. A W/Brasil criou um filme de 30" que veiculará na cidade do Rio de Janeiro a partir de segunda-feira (06). A peça mostra uma garota com um corpo escultural correndo na esteira da academia. O close no painel digital da esteira mostra um coração piscando e o número de batimentos cardíacos por minuto, que é baixo. Enquanto que um adolescente sobe na esteira ao lado e fica parado, de boca aberta observando a garota. Apesar de ainda não ter corrido, o número de batimentos cardíacos dele é cinco vezes maior que o dela. A locução avisa: "Piraquê Sport. Recordista de sabor e de desempenho". A direção de criação é de Rui Branquinho. A criação é de Rynaldo Gondim. A produção é da TV Zero com direção de Homero Olivetto e Marcus Vinícius Baldini.
2 de março de 2006
MKT ESPORTIVO - As grandes marcas do esporte
Agência: Young & Rubicam
*Site de apoio: www.dpto.com.br