A rede de lanchonetes Kentucky Fried Chicken apostou na chamada "propaganda subliminar" para atrair mais clientes. A empresa criou um comercial que, ao ser exibido em câmera lenta, exibe um código que dá direito a um sanduíche de graça em qualquer loja da rede.
O filme, exibido pela primeira vez na última semana, é o primeiro exibido pela televisão norte-americana a assumidamente conter mensagens subliminares. Desde o início da promoção o KFC já distribuiu mais de 70 mil sanduíches.
Apesar do sucesso, o filme já gerou polêmica. A rede ABC, que pertence à Walt Disney, barrou a exibição da propaganda. O grupo alega que as regras do FCC, órgão que regulamenta o setor nos EUA, proíbem a transmissão de qualquer informação que não seja decifrável imediatamente pelo espectador.
Hoje, em reportagem publicada na edição online da revista Advertising Age, o KFC ironizou as acusações, dizendo que a propaganda "não tem mensagens capazes de transformar as pessoas em zumbis comedores de sanduíche".
"Fizemos algo inovador e que já está mostrando resultados", afirma Tom O'Keefe, diretor de criação e diretor da conta do KFC na agência de publicidade Interpublic, FCB.
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