O mercado publicitário brasileiro registrou expansão de 14,7% em 2005, ao movimentar R$ 21,9 bilhões. Esse valor, que inclui a remuneração das agências, gastos com produção e investimentos em mídia, faz parte de estudo do Projeto Inter-Meios, coordenado pelo grupo Meio & Mensagem (M&M), que pesquisa periodicamente o mercado da propaganda no país.
O presidente do M&M, José Carlos de Salles Neto, atribuiu o desempenho à forte concorrência em setores como telecomunicações, financeiro, automobilístico e varejo, que ampliaram seus investimentos em mídia. Para este ano, a previsão é de crescimento entre 13% e 15%.
A TV por assinatura foi o meio que apresentou o maior índice de crescimento (23,2%), com faturamento de R$ 374,2 milhões. As revistas cresceram 21,2%, com receita de R$ 1,4 bilhão e a internet, 19%, com faturamento de R$ 265,7 milhões. A TV aberta faturou R$ 9,5 bilhões, cifra 15% maior que a de 2004. O meio jornal, que representa o segundo maior em faturamento, movimentou R$ 2,6 bilhões em 2005, 13% acima dos R$ 2,3 bilhões do ano anterior.
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