
Blog de Publicidade e Comunicação com Novidades, Tendências, Campanhas e Conteúdos exclusivos sobre Publicidade e Propaganda
30 de abril de 2008
Fresh Salads

Skol Beats explora web 2.0

Interagir é chave do sucesso marcas, vejam mais este pelo exemplo da organização do Skol Beats. Os conceitos da web 2.0 que prezam pelo conteúdo elaborado de forma colaborativa e a tendência das marcas em centralizar sua comunicação nos anseios dos consumidores estão presentes na edição 2008 do Skol Beats, evento proprietário de música eletrônica da marca de cerveja controlada pela Ambev. O festival aparece completamente reformulado neste ano e abre uma novo horizonte para as próximas edições ao ser constituído a partir da participação direta dos consumidores da marca.
O público votará para escolher local, horário, formato e os line-ups de DJs internacionais, de nacionais e de VJs, além da bandeira social que será apoiada pelo evento. A votação será feita em etapas (acompanhe abaixo) e o resultado constituirá o formato definitivo do festival a ser anunciado no dia 22 de agosto. A realização do evento está marcada para o dia 27 de setembro. Além de votarem nos formatos, o público poderá enviar conteúdos de imagens que serão aproveitados pelo organizadores para a construção dos cenários do festival e das ferramentas multimídias que serão usadas na festa.
29 de abril de 2008
Y & R lança Programa Recycle 2008

A Y&R está lançando o Programa Recycle 2008, em parceria com o Instituto Brasil Ambiental (IBA). Este é um dos principais projetos inseridos no pilar de sustentabilidade da agência, o “Educar para Sustentar”.
Uma das metas deste novo projeto, além da coleta seletiva, é aumentar o engajamento dos profissionais com as questões sócio-ambientais. A começar pela redução do consumo de água e energia elétrica. O resultado da coleta seletiva nos últimos anos registra bons números: de 2004 a 2008, a Y&R recolheu para reciclagem quase 70 toneladas de materiais. Foram 60.525 kg de papel, que representam menos 2.750 árvores cortadas; 5.650 kg de plástico, 572 kg de metal e 312 kg de vidro.
Para lançar o programa, a agência realiza hoje, dia 29, na sede da agência, uma eco-exposição do artista plástico Carlos Gomes. Há 12 anos, as garrafas pet são a matéria-prima da maioria dos trabalhos realizados pelo artista.
A reinvenção de Nizan

Resolvi postar uma reportagem do Instituto de Desenvolvimento Gerencial, que mostra a Reivenção de Nizan, serve não somente para criativos e planejadores, e sim para todos que tratam da Publicidade de uma maneira geral...acompanhe !
Quem conheceu Nizan Guanaes gordo, capaz de comer um prato de bacalhau em menos de 3 minutos, ainda estranha a silhueta esbelta do publicitário. A habitual performance de Nizan ainda está ali, com todos os seus gestos teatrais, a fala loquaz e as maneiras agradáveis de bom baiano.
Mas com 54 quilos a menos, eliminados graças a uma cirurgia de redução de estômago, ele parece outra pessoa, mais moço na aparência e mais elegante no vestuário. Não é nenhum exagero dizer que, prestes a completar 50 anos, Nizan Guanaes se reinventou. Pois tão dramática quanto sua mudança estética tem sido a transformação que vem realizando em suas agências de publicidade. Nos últimos meses, o grupo de comunicação que dirige, o ABC, (assim, com vírgula mesmo), investiu cerca de 40 milhões de reais em aquisições, comprando uma miríade de diferentes negócios. Dessa seqüência de transações, nasceu um conglomerado de 14 companhias -- entre agências de publicidade, empresas de marketing digital, eventos e até de criação de programas de TV. Juntas, elas faturam 3,2 bilhões de reais, têm receita bruta de 400 milhões e reúnem 1 200 funcionários. Concluída a etapa de expansão, ou pelo menos a primeira parte, Nizan Guanaes inicia agora a fase mais complicada de seu plano: criar uma nova cultura para esse grupo, incutindo conceitos como gestão, metas, processos, orçamento e foco no lucro. "Minha idéia é juntar Peter Pan, o lado criativo da propaganda, com Peter Drucker", diz.
Em um meio acostumado ao charme do caos, ao predomínio da intuição sobre o planejamento, o projeto de Nizan soa como uma nota dissonante. A publicidade brasileira cresceu impulsionada pelo talento, pelo empreendedorismo de seus ícones, mas quase sempre sem uma estrutura empresarial sólida por trás dessa expansão. Boa parte das agências estabelecidas no país funcionou (e ainda funciona) repetindo o mantra de que gestão e burocracia são sinônimos. Mudar essa prática significa mexer numa tradição que sempre privilegiou a criatividade, a excelência, em detrimento dos processos administrativos. O caminho escolhido por Nizan, porém, é irreversível. Há cerca de oito meses, ele contratou a consultoria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), de Vicente Falconi. Conselheiro de companhias como Ambev e Sadia, Falconi é hoje uma das maiores autoridades em gestão empresarial do país. Além das empresas, o INDG tem realizado, com sucesso, consultorias para os governos estaduais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Falconi destacou cinco consultores para trabalhar dentro do grupo, em contato direto com o publicitário e seus principais auxiliares. Num primeiro momento, os consultores ajudaram no mapeamento do mercado de comunicação, identificando possíveis aquisições. Agora, estão à frente das mudanças que vêm, pouco a pouco, alterando a dinâmica da empresa.
Logo no início do trabalho, o INDG descobriu que o grau de desinformação sobre determinadas despesas e a ineficiência em algumas operações da empresa eram assombrosos. Algumas dessas descobertas foram apenas folclóricas, quase risíveis, mas serviram de exemplo para a falta de controle que imperava no grupo. Nizan ficou particularmente chocado quando soube que a Africa, agência que preside, gastava 70 000 reais por ano apenas em abonos de estacionamento para visitantes. Alertado, mandou cancelar o agrado. Agora, todos que lá estacionam pagam a conta. Outras mostraram a necessidade de alterar a maneira como a operação funcionava. Numa dessas investigações, os consultores descobriram que um dos trabalhos realizados pela DM-9DDB, a maior agência do grupo, chegou a ser refeito 154 vezes, gerando taxa de retrabalho e desperdício de tempo inaceitáveis. O problema estava basicamente na falta de sintonia entre o pessoal do atendimento e a equipe de criação da agência. Parece estranho, mas cada departamento se comportava como se não tivesse compromisso com o que era feito pelo outro. O cliente dava uma descrição do produto, o atendimento passava as informações para a criação, muitas vezes excluindo detalhes fundamentais, e a criação apresentava a peça ao cliente, que, por sua vez, não ficava satisfeito. Não raro, o processo recomeçava e se repetia dezenas de vezes. Com metas em comum, as áreas hoje precisam trabalhar em conjunto para baixar ao máximo os problemas de comunicação e, conseqüentemente, a quantidade de retrabalho. "Éramos como aqueles navegadores que se guiavam pelas estrelas. Agora, ganhamos aparelhos de GPS", diz Márcio Santoro, vice-presidente executivo da Africa, uma das quatro agências de publicidade do grupo.
Mas nada, nem de longe, mudou tão dramaticamente dentro da empresa quanto a perspectiva de carreira dos publicitários. Baseado num modelo agressivo, copiado de bancos de investimento e empresas como Ambev, 20% dos empregados do grupo passaram a receber remuneração variável, atrelada a metas e desempenhos. A idéia é aumentar esse percentual, gradativamente, até chegar a todos os funcionários. Além disso, Nizan vem distribuindo pequenas participações de suas empresas a alguns de seus principais executivos. Hoje, já são 25 novos sócios. Em outra frente, foram criados programas de treinamento. A maioria dos postos de confiança da empresa é ocupada por pessoas com formação em áreas como comunicação social e arquitetura -- que têm pouca ou nenhuma experiência em administração. Nos últimos meses, Nizan já enviou oito executivos a programas de MBA e especializações em universidades como Harvard e escolas de negócios como a Kellogg School of Management. Pelo menos outros 20 receberão a mesma oportunida de nos próximos dois anos. Em paralelo, o grupo inicia em maio uma parceria com o Ibmec para ministrar um curso de gestão a seus funcionários. "Resolvi aplicar aqui as melhores práticas dos meus clientes. O Beto Sicupira (um dos controladores da Ambev), que foi um dos meus inspiradores nisso tudo, costuma brincar dizendo que estou fazendo tudo o que é contra a minha natureza: ficar magro e disciplinar a empresa", diz Nizan, que passou também a adotar terno e gravata nos compromissos de trabalho.
POR TRAS DE TODO ESSE ESFORÇO do publicitário baiano e do grupo ABC, está o desejo de acompanhar uma tendência que vem ganhando força -- principalmente no exterior. Nos Estados Unidos, as chamadas agências tradicionais vêm tentando aliar a publicidade tradicional ao marketing digital, à organização de eventos e à produção de conteúdo editorial para canais de televisão. Uma pesquisa da PWC Global Entertainment and Media Outlook dá uma dimensão desse fenômeno. De acordo com o levantamento, a velocidade de crescimento do mercado de publicidade digital para os próximos cinco anos será quase 50% maior que a evolução da publicidade tradicional. Com base nessa premissa, o grupo de Nizan passou os últimos 12 meses comprando empresas nessa área (a última delas, a Pereira & O'Dell, agência americana de marketing pela internet). Mas não fez isso sozinho. Para financiar a seqüência de aquisições, buscou o apoio de dois novos sócios: Armínio Fraga, do Gávea Investimentos, e Kati Almeida Braga, do grupo Icatu. Juntos, eles compraram cerca de 35% da holding e fizeram aporte de 40 milhões de dólares no grupo. Por enquanto, o faturamento do ABC, -- sigla que designa Advertising (publicidade), Branding (construção de marca) e Content (conteúdo) -- ainda depende fundamentalmente de suas agências tradicionais. O A da sigla responde por 70% das receitas, o B por 28%, e o C, que reúne eventos como o campeonato brasileiro de Stock Car e a programação do Canal Rural, por apenas 2%. "No futuro médio, entre dois e cinco anos, achamos que o nosso lado B pode crescer até metade das receitas e o C pode chegar a 20%", diz João Augusto Valente, o Guga, presidente do grupo ABC,
Não há nenhuma outra agência de publicidade brasileira que tenha seguido, com essa intensidade ao menos, o caminho escolhido por Nizan. E a razão é trivial. A maioria dos publicitários que conversaram com a reportagem de EXAME discorda da premissa de que as agências precisam se reinventar para sobreviver. "Os clientes chegam aqui pedindo uma campanha em 360 graus, com ações na internet e interatividade. Não se pode ignorar isso. Mas a verdade é que tem muita espuma por aí. O que a publicidade precisa mesmo é de capacidade de criação, criatividade", diz o dono de uma grande agência. Sem muitos exemplos no Brasil, Nizan procurou copiar -- em absolutamente tudo -- o conglomerado americano Omnicom. Maior grupo de publicidade do mundo, o Omnicom fatura cerca de 12 bilhões de dólares e ocupa a 220a posição entre as maiores empresas americanas. Tal qual o grupo de Nizan, o Omnicom passou por uma profunda transformação em suas atividades, aliando publicidade tradicional a marketing interativo, internet e outros serviços. Entre 2006 e 2007, o grupo americano comprou 16 empresas, investindo cerca de 153 milhões de dólares nessas aquisições. Hoje, mais de 60% das receitas vêm das novas áreas. "Meu objetivo é ser a Omnicom do Brasil. Vou abrir o capital daqui a alguns anos, ter vários sócios e perenizar a empresa", diz Nizan, em um tom convicto. Pode parecer pretensioso, mas não convém duvidar da obstinação de alguém que, apesar de ter imenso prazer em comer, emagrece 54 quilos em pouco mais de um ano. Detalhe: o ex-gordo demora hoje cerca de 1 hora para comer um prato raso de macarrão.Via: Revista Exame 17/04/2008
28 de abril de 2008
Brasil, o top em consumo de achocolatado !

Se você adora um achocolatado geladinho, não pense que o único aqui nas terras tupiniquins, o Brasil é o país que mais consome achocolatado em pó no mundo, afirma a Nestlé. Outro estudo, da Ipsos, diz que a marca Nescau é a mais lembrada pelos consumidores. Juntando esses dados, a Nestlé criou uma máquina de Nescau que vende o produto pronto na hora em pontos-de-venda de São Paulo.
A meta da empresa é atrair e fidelizar clientes. Para isso, a máquina tem um visual diferenciado e há materiais de apoio para o PDV, como adesivos, banners, móbile, entre outros.
Isso sim é pensar no Target hein ? Só não vale chegar na máquina e pedir um Toddy gelado (rs!)
Ambev derruba propaganda da Kaiser

25 de abril de 2008
24 de abril de 2008
Burger King: anúncio de Oportunidade
Por que a Cultura no Brasil possui uma divulgação tão precária ?

Inaugurado em março de 2004, o Espaço Cultural Vivo é um ambiente projetado no prédio da Vivo-SP para receber exposições de artes visuais, artes cênicas, música e cineclube, de forma a fortalecer o compromisso de democratizar o acesso da população a eventos de qualidade difundindo a cultura e as artes produzidas no Brasil, e incentivando a inclusão social.
Com esse objetivo, o Espaço Cultural Vivo já trouxe para São Paulo montagens teatrais de sucesso e grandes exposições de artes plásticas, como a de Manabu Mabe e Yugo Mabe; Paulo Autran Retratos; Francisco Rebolo; Di Cavalcanti; Reconstrução do Olhar - que trouxe campanhas publicitárias com foco artístico da agência Young & Rubicam; exposição Vivo MegaPixels - que mostrou fotos tiradas por celular por renomeados fotógrafos brasileiros e estrangeiros -; Grupo Santa Helena - com consagrados nomes da pintura; e do artista plástico Celso Renato.
Funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 20h.
Central de vendas: (11) 3188-4147
Dicas ao Jovem Publicitário
Minha carreira ainda é iniciante, mas já posso sugerir algumas loucuras que valem a pena !
- Se você quer trabalhar com Publicidade em agências, ou Marketing em empresas, você deve ler sobre o assunto, seja em livros, revistas, notas, bulas, blogs, todo meio de informação é bem vindo, cabe a você escolher/filtrar os melhores para o seu conhecimento, a leitura abre amente !
- Se a sua paixão é entrar em agência, se liga em alguns lugares onde você pode entender melhor o que acontece, e como funcionam este meio: Brainstorm#9, Aqui, Meio & mensagem, Blog de Guerrilha, Propmark, Adonline e os milhares de blogs assim como o Reality que possuem um conteúdo brilhante como Adivertido, Comunicadores, Bloguerreiros, etc
- Agora que você já montou sua biblioteca e renovou seus conhecimentos, como ingressar na área, as vezes aparecem oportunidades nas quais temos que avaliar muitas coisas e principalmente o salário de estagiário não encanta ninguém, por isso, cabe a você decidir trocar aquele emprego no qual você ganha $$$ por um estágio de paixão onde no máximo você consegue $$ (eu troquei e deu certo!)
- O que fazer ? Bom, se você já descobriu que o salário de estagiário não é as mil maravilhas e vai ter que abrir mão pelo menos nesta etapa de sua vida, tenha em mente algumas coisas que são primordiais, faça netwoork, professores, amigos, blogs, todo tipo de contato é muito bem vindo !
- O que mais ? Você pode entrar em contato direto com as agências, ou empresas, e estar atento nos processos de seleções de profissionais, ou mesmo se cadastrar ou mandar e-mail pro RH, acreditem !!! As agências possuem um Banco de Talentos, por isso, não perca tempo !
- Por fim, acredite em você, pode ser um estagiário hoje mas amanhã você pode estar como presidente, ninguém dá chance pra gerente, diretor e assistente sem experiência, ou seja, se vc foi estagiário a sua experiência já conta muito ! Nunca você vai receber uma ligação dizendo sabemos que você é auxiliar de almoxarifado ganha R$ 1.000,00 e como o senhor faz publicidade resolvemos lhe contratar com o salário de R$ 3.000,00 para ser Assistente de Mídia, por exemplo...
23 de abril de 2008
Blog Voluntário

O Movimento Blog Voluntário consiste em uma ação em que nos dias 25, 26 e 27 de abril, blogueiros irão escrever em seus respectivos blogs textos explicativos sobre qualquer tipo de assunto, a fim de combater o analfabetismo digital.
Seja ensinando como fazer um blog no blogger, como entrar em um chat do terra, como anexar um arquivo no e-mail, qualquer coisa que possa ajudar as pessoas que não tem contato com a internet a aprender de uma forma rápida e fácil como fazer determinada ação.
Que tal participar ? Faça uma boa ação digital !
22 de abril de 2008
Coca-Cola oferece passeio de balão no Rio

Mamíferos skatistas

Com criação da Africa, o comercial pretende mostrar que a Parmalat, assim como os esportes de ação que exigem prática, precisão e dedicação, é “Radical em Qualidade”.
18 de abril de 2008
Devassa e seus anúncios e campanhas devassos...

A peça, assinada pela W/Brasil, traz a seguinte frase: “Achávamos que o mundo da moda era a maior sacanagem. Depois descobrimos que era um ambiente extremamente profissional, ou seja, foi a maior decepção”.
Muito gente curte as campanhas e a abordagem da marca, e você ?
17 de abril de 2008
O Passado nos trouxe até aqui...
H2OH! Maçã na faixa
Ação simples mas que com certeza vai ferver a região de São Paulo.
16 de abril de 2008
Trabalhe, Compre , Consuma e Morra
15 de abril de 2008
Nokia: Harmony
Super produção vale a pena conferir !
Hebe Mercha !

Ontem, em um momento de "lazer", zapiando os canais da tv, acabei caindo no Programa da Hebe Camargo, onde decobri algumas futilidades, como por exemplo, que a Ex-Miss Brasil Nathália está namorando com o Bruno do Grupo KLB, e que a Patrícia Lyssa ex-integrante do extinto Grupo Rouge está namorando com o Matheus vocalista do extinto Grupo Bróz, claro que isso não vem ao caso e que não condiz com o conteúdo do Reality mas não poderia deixar de registrar tamanha surpresa com estes fatos....
O que realmente me deixou admirada foi que a Hebe Camargo renovou seu repertório de Merchadising e conta agora com inserções da Claro Tecnologia 3G, e também da marca de desinfetante Veja, com a Campanha "Neura" onde até a Hebe entra na dança e relata algumas de suas Neuras. Este fato mostra a evolução do programa e como a Hebe ainda é muito respeitada no meio, possui credibilidade e deixou um pouco de lado o velho Mercha dos filtros Europa..(rs)
Como diria a apresentadora, o mercha é uma Gracinha no programa !
14 de abril de 2008
Propaganda de Cerveja, proibir ou não ?

Via Meio & Mensagem
11 de abril de 2008
Rede Globo lança Programa de Estágio

Se você tem formação prevista para 2009, que tal encarar o Programa de Estágio da Rede Globo de Televisão ? A emissora procura profissionais de diversas áreas inclusive Comunicação Social - Publicidade & Propaganda.
Vá direto na Fonte e Boa Sorte.
22.ª edição da Semana de Criação

E os preparativos para a 22ºEdição da Semana de Criação Publicitária continuam, um dos principais eventos publicitários do Brasil terá início na próxima segunda-feira 14 de abril, e irá contar com mestres da Criação, se você ainda não se programou para participar é melhor rever seus conceitos, lá rola de tudo e vale a pena acompanhar e o melhor de tudo com um preço que cabe no bolso !
Dia 14
Roberto Duailibi: sócio-diretor da DPZ
Julian Treasure: chairman da The Sound Agency - Londres/Inglaterra
Michael Simons: diretor de criação da DraftFCB Austrália, Ásia e Pacífico - Sydney/Austrália
Dia 15
Brian Collins: chief creative director e chairman da Collins/Design Research - Nova York/EUA
Nizan Guanaes: presidente da Africa e sócio majoritário do Grupo ABC
Dia 16
César Agost Carreño: diretor-geral de criação da Ogilvy América Latina - Santiago/Chile
Rádio Eldorado: Miriam Chaves: diretora-executiva; Ary Pereira Jr.: editor de Esportes;
Filomena Salemme: editora-chefe; Rogério Chiocchetti: gerente artístico; e Paulina Chamorro: coordenadora de meio ambiente e cidadania
Dia 17
Mike Byrne: diretor de criação da Anomaliy - Nova York/EUA
Judy Rodgers: diretora e fundadora do Imagens e Vozes da Esperança (IVE) - Nova York/EUA
Dia 18
Marcello Serpa: presidente do CCSP (Clube de Criação de São Paulo) e diretor de criação da AlmapBBDO
10 de abril de 2008
Quer Saber: Quem foi o Melhor

A amiga Paty do Blog Mistura Pessoa, comentou se a Campanha voltada para Butecos, não é um pouco desalinhada devido ao fato das pessoas por estarem em um Buteco consumirem aquela loira gelada...em termos acredito que ela tem razão, mas acho que esta Campanha irá fortalecer o laço entre o consumidor e a Coca-Cola e antes mesmo de tomar aquela gelada ele vai fazendo o "esquenta" com uma Coca na mão e entrando no lado Coca-Cola do Futebol, além do que, muitos bares e butecos também servem almoço onde a Coca-Cola vende muito, acredito que mais um motivo para a estratégia do Buteco, ou seja, no Buteco não vai se falar em outra coisa que não seja Coca e Futebol.
P.S: Estou sem Cabo do Celular para mostrar fotos do kit, mas amanhã eu posto, I promise !
9 de abril de 2008
Viva o lado Coca-Cola do Futebol
Tudo isso na verdade é uma brincadeira que irá gerar resultados, a idéia é que na medida que a pessoa compre ou peça uma Coca-Cola ela comente sobre o melhor jogador com o garçon, atendente, balconista, etc.
A Campanha foi criada exclusivamente para o Brasil. A Coca-Cola é a marca com maior associação com o futebol depois das marcas de esportes.
Gostei de ter participado ativamente da coletiva, a estrutura e o suporte foram muito bem elaborados além da interatividade através do Chat, uma das melhores perguntas foi a de um estudante de Marketing no qual eu não consegui ouvir o nome, que questionou o Ricardo Fort sobre o Maradona já ter protagonizado na última Copa do Mundo a Campanha para um dos seus principais concorrentes diretos, o Guaraná Antarctica, a resposta do Ricardo foi que a Coca-Cola investe a muitos anos no Futebol e até mesmo na Seleção Brasileira, são poucos os times que nunca foram patrocinados por ela, por isso, não tem porque ligar a imagem do craque Maradona a outra marca, afinal a Coca-Cola está muito mais ativa neste meio...
08 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Ao longo da semana estão previstas outras ações como, por exemplo, aulas com maior duração e palestras sobre os benefícios da atividade física na prevenção de doenças.
Usabilidade X Acessibilidade
Como estou em uma agência on-line muito se fala sobre Usabilidade e Acessibilidade, você sabe a diferença ? Eu realmente pensei que sabia, que Usabilidade é quando um Site é fácil de usar possui recursos que auxiliam a navegação entre outros, e Acessibilidade era quando o site possui fácil acesso as informações, booom ! Errado ! Acessibilidade é uma coisa muito legal que eu nem imaginava que existia ! O Site tem acessibilidade quando ele pode ser "controlado" através das teclas de atalho do teclado, quando é possível mudar a cor de fundo do layout e a fonte, para ajudar na leitura, além de não possuir muitas áreas em flash, e é claro respeitar a Lei de Desenho Universal, que diz que o Site deve ser Universal não importa onde ele seja acessado, e deve respeitar os Portadores de Necessidades Especiais, legal né ?
Agora vocês já sabem, nada de confundir Usabilidade com Acessibilidade !
Quem puder assisitir este vídeo vale a pena:
http://www.videolog.tv/video?230205
7 de abril de 2008
Brahmeiro derruba Zeca-feira

O conceito da Campanha da Brahma mudou, depois de não emplacar com a tal Zeca-feira espalhada pelas principais mídias do país, agora é a vez do Brahmeiro, um conceito um pouco melhor mas que se mostra um pouco corriqueira...me lembra até uma musiquinha o que demonstra a falta de criatividade...
África começa a acertar a mão...
"Sou guerreiroôô, tô solteiroôô" rs...
4 de abril de 2008
Pepsi realiza guerrilha ao som de Thriller

3 de abril de 2008
Starbucks Interativa

2 de abril de 2008
Leve a vida mais Trident
1 de abril de 2008
Listermint Anúncios Engraçados
Baden Baden e Lew Lara costuram anúncio
