9 de fevereiro de 2006

A História da Pepsi



Assim como a sua rival Coca-Cola, a Pepsi foi concebida e batizada no meio farmacêutico. Tudo começou quando o pesquisador Caleb Bradham buscava desenvolver um remédio para combater a dispepsia, doença causada pela falta de pepsina no organismo. Encontrada no estômago, a pepsina é uma das enzimas responsáveis pelo processo de digestão. Em pouco número no suco gástrico, ela acaba por retardar a quebra dos alimentos, dando ao indivíduo uma sensação de estufamento.

Estudando esses sintomas Bradham chegou a uma fórmula medicinal que combinava cafeína, substância que estimula a fabricação de pepsina, e extrato de noz de cola, um ingrediente capaz de equilibrar a quantidade de ácido péptico no estômago. Associado a outros elementos, como baunilha e açúcar, o remédio agradou tanto ao paladar que muitas pessoas passaram a tomá-lo mesmo sem estarem doentes.
Curiosidades: A marca Pepsi-Cola nasceu somente em 1906. Por dezesseis anos a bebida foi conhecida como “Brad’s Drink”, em referência ao nome de seu inventor – Estima-se que 40% da população mundial sofra de dispepsia. Por muito tempo a Pepsi usou sua publicidade para sustentar que o gosto de seu refrigerante era igual ao da Coca. Felizmente os executivos da empresa perceberam que era melhor investir no diferencial. Apenas na Arábia Saudita e em algumas províncias do Canadá a Pepsi vende mais que a sua maior rival. 5 – Foi durante a gravação de um comercial para a Pepsi, em 1984, que um efeito pirotécnico queimou os cabelos do astro pop Michael Jackson. 6 – Em 1999 Britney Spears foi contratada para ser garota-propaganda da marca. O acordo durou dois anos, até a cantora ser flagrada tomando uma lata de Coca-Cola.
***Matéria retirada e gentilmente cedida do site Dicionário das marcas: http://dicionariodasmarcas.zip.net/ ***

3 comentários:

  1. Anônimo3:33 PM

    Em 1956, o Aimoré (que neste ano de 2006 retorna ao futebol profissional gaúcho) venceu - por mais de três milhões de "tampinhas" de diferença - o Grêmio e o Internacional no concurso promovido pela Pepsi - Cola para descobrir qual a maior torcida do Rio Grande do Sul. Com essa histórica proeza, o Índio Capilé recebeu, como prêmio, um ônibus zero quilômetro que durante muitos anos transportou os guerreiros do Aimoré.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:17 PM

    Muito legal mesmo esse post. Alguns fatos bastante curiosos pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:41 AM

    Muito fixe esta informação, obrigado pelo post ;)

    ResponderExcluir