Assim como a sua rival Coca-Cola, a Pepsi foi concebida e batizada no meio farmacêutico. Tudo começou quando o pesquisador Caleb Bradham buscava desenvolver um remédio para combater a dispepsia, doença causada pela falta de pepsina no organismo. Encontrada no estômago, a pepsina é uma das enzimas responsáveis pelo processo de digestão. Em pouco número no suco gástrico, ela acaba por retardar a quebra dos alimentos, dando ao indivíduo uma sensação de estufamento.
Estudando esses sintomas Bradham chegou a uma fórmula medicinal que combinava cafeína, substância que estimula a fabricação de pepsina, e extrato de noz de cola, um ingrediente capaz de equilibrar a quantidade de ácido péptico no estômago. Associado a outros elementos, como baunilha e açúcar, o remédio agradou tanto ao paladar que muitas pessoas passaram a tomá-lo mesmo sem estarem doentes.
Estudando esses sintomas Bradham chegou a uma fórmula medicinal que combinava cafeína, substância que estimula a fabricação de pepsina, e extrato de noz de cola, um ingrediente capaz de equilibrar a quantidade de ácido péptico no estômago. Associado a outros elementos, como baunilha e açúcar, o remédio agradou tanto ao paladar que muitas pessoas passaram a tomá-lo mesmo sem estarem doentes.
Curiosidades: A marca Pepsi-Cola nasceu somente em 1906. Por dezesseis anos a bebida foi conhecida como “Brad’s Drink”, em referência ao nome de seu inventor – Estima-se que 40% da população mundial sofra de dispepsia. Por muito tempo a Pepsi usou sua publicidade para sustentar que o gosto de seu refrigerante era igual ao da Coca. Felizmente os executivos da empresa perceberam que era melhor investir no diferencial. Apenas na Arábia Saudita e em algumas províncias do Canadá a Pepsi vende mais que a sua maior rival. 5 – Foi durante a gravação de um comercial para a Pepsi, em 1984, que um efeito pirotécnico queimou os cabelos do astro pop Michael Jackson. 6 – Em 1999 Britney Spears foi contratada para ser garota-propaganda da marca. O acordo durou dois anos, até a cantora ser flagrada tomando uma lata de Coca-Cola.
***Matéria retirada e gentilmente cedida do site Dicionário das marcas: http://dicionariodasmarcas.zip.net/ ***
Em 1956, o Aimoré (que neste ano de 2006 retorna ao futebol profissional gaúcho) venceu - por mais de três milhões de "tampinhas" de diferença - o Grêmio e o Internacional no concurso promovido pela Pepsi - Cola para descobrir qual a maior torcida do Rio Grande do Sul. Com essa histórica proeza, o Índio Capilé recebeu, como prêmio, um ônibus zero quilômetro que durante muitos anos transportou os guerreiros do Aimoré.
ResponderExcluirMuito legal mesmo esse post. Alguns fatos bastante curiosos pra mim.
ResponderExcluirMuito fixe esta informação, obrigado pelo post ;)
ResponderExcluir