Ontem, aproveitei e fui na Mesa Redonda !Viva la Diferenza! realizado no Instituto Cervantes em São Paulo, realizado pela ESPM, formado por Concha Wert Presidente do Clube de Creativos da Espanha, Luis Lópes de Ochoa VP de Criação Estratégica da Unique e Javier Talavera diretor de arte da Leo Burnett Brasil.
A Mesa Redonda tinha por objetivo justamente discutir as diferenças entre a publicidade e a cultura da Espanha e do Brasil, apesar do pouco número de participantes, o belissímo auditório estava quase vazio, a Mesa Redonda foi muito proveitosa, os palestrantes mostraram exemplos de publicidade espanhola e contaram com o apoio da exposição que está ocorrendo no Instituto Cervantes e também na ESPM, e os principais pontos debatidos e que merecem ser citados são:
- O Brasileiro ultimamente está mais preocupado em fazer uma propaganda que seja reconhecida pelo Mundo inteiro do que uma propaganda que realmente venda o produto e agrade o público-alvo assim como seu cliente.
- As propagandas latinas exploram mais a arte, não é mais necessário mostrar a potência do carro, o motor, as cores, e o desempenho, eles se preocupam em mostrar através da arte e da emoção os conceitos do produto.
- A nova "tática" adotada por muitas agências espanholas é dizer muito com poucas palavras e imagens que falam por sí.
- Se você ficou curioso, é gostaria de ter participado, não perca essa chance, hoje terá outra Mesa Redonda lá na ESPM, e a exposição vai continuar acontecendo tanto no Instituto com algumas peças, como na ESPM.
A palestra contou com uma tradução simultanea, mas eu aproveitei para treinar meu espanhol.
Confira um dos vídeos apresentados na Mesa Redonda que demonstra a diferença entre a Publicidade Espanhola e a Brasileira, é um vídeo da BMW "Te gusta conducir"
Nenhum comentário:
Postar um comentário