31 de agosto de 2006

Veja que interessante

Pessoal, não gosto de copiar matérias, mas um amigo me enviou uma reportagem, e achei muito legal, e resolvi postar aqui, é claro que dei uma resumida pra ficar bem objetiva, mas vale a pena verificar como anda o mercado de publicidade em outros estados, outras capitais...
Obrigada ao Sergio Ricardo, sempre presente com grandes matérias e novidades do Ramo.
O processo de concentração do varejo, como a compra da rede de supermercados Bompreço pelo Wal-Mart, e a privatização do setor de telefonia mudaram o cenário para as agências de publicidade do Nordeste. Ao mudarem de dono, os anunciantes locais também mudaram de agência e as campanhas passaram a ser desenvolvidas pelas grandes redes, instaladas, sobretudo, em São Paulo. O encolhimento do mercado regional fez com que agências locais como Morya, de Salvador, ou as pernambucanas Ítalo Bianchi e Ampla, adotassem estratégias diferentes de negócios e os resultados começaram a aparecer.
Com 50 anos de vida, a Morya resolveu também se nacionalizar e há seis anos começou a abrir escritórios fora da Bahia. O primeiro foi no estado vizinho de Pernambuco. Em seguida, no mesmo ano, vieram as unidades de Minas Gerais e de São Paulo. Cada um funciona como uma unidade independente de negócio e tem seus próprios departamentos de mídia, planejamento e atendimento ao cliente.
A agência, que começou há 50 anos em Salvador, vendendo anúncios classificados, também mudou de nome, de Publivendas para Morya - palavra de origem indiana que significa transformação e força e que, segundo seu diretor-presidente, Cláudio Carvalho, tem mais a ver com o espírito atual da empresa.
Hoje, a Morya atende 28 clientes. Em Belo Horizonte, cuida de marcas como Banco Mercantil do Brasil, Cera Inglesa, da Indústria Inglesa e a Embaré, de doces e caramelos. Em Salvador a agência atende Ford Bahia, e o governo do Estado, com as contas das secretarias do Trabalho, do Meio Ambiente e da Administração. Em Recife, tem as marcas Bompreço, Rede Globo Nordeste e a indústria São Matheus - uma espécie de Sadia local. Em São Paulo a Morya atende Johnson & Johnson e Wal-Mart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário