15 de maio de 2006

McDonald's e Habib's são os mais lembrados


Pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest mostrou que as lanchonetes McDonald's e Habib’s são as mais lembradas pelo consumidor brasileiro. A rede americana foi citada por 64% das 2.097 pessoas entrevistadas, enquanto o Habib’s aparece em segundo lugar, com 50%.

De acordo com a pesquisa, os restaurantes fast food são utilizados no Brasil com uma freqüência bastante significativa: 76% dos entrevistados estiveram ao menos uma vez nestes estabelecimentos no último mês. A média de freqüência é de duas a três vezes por mês para 29%. Os heavy users (aqueles que vão pelo menos uma vez por semana) somaram 16%, enquanto os light users, (que vão apenas uma vez por mês) totalizaram 25%.

A comodidade é apontada por 54% dos entrevistados como principal razão para comer nesse tipo de restaurante, seguida pela qualidade (42%) e a proximidade de casa (31%). Por outro lado, o preço alto (43%), a distância de casa (26%) e a avaliação de que a comida não é nutritiva (24%) são os motivos que mais afastam as pessoas deste tipo de estabelecimento.

Quem costuma ir aos fast food geralmente o faz acompanhado de mais alguém (62%), e tem um gasto médio por pessoa de R$ 25,89.

As ocasiões que mais propiciam ir a esse tipo de restaurante são quando se está num shopping center (67%), passeios com outras pessoas (55%), quando dá vontade (55%) e faz parte do roteiro noturno (47%).

A pesquisa também aponta para o crescimento da utilização do sistema de entrega. Metade da amostra se utiliza do delivery, em grande parte pelo menos uma vez ao mês (68%), principalmente no Habib´s (54%) e McDonald´s (45%).

Os produtos "light" - que são relativamente recentes nessas redes - já foram experimentados por quase um terço da amostra. Destes, 47% consomem estes produtos pelo menos uma vez ao mês e o McDonald´s é o mais utilizado com 67% das citações.

Perfil do consumidor – Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados que utilizam os fast food são jovens entre 19 a 29 anos. O Estado de São Paulo é responsável por 40% desse tipo de consumo no país. E 40% dos clientes possuem renda de até R$ 600.

Um comentário:

  1. Prezada,

    Aonde estão os dados da Pesquisa, como, Ano,validade, etc?

    ResponderExcluir