9 de maio de 2006

Europa festeja seu dia com debates públicos sobre seu futuro


A União Européia, num momento de reflexão sobre seu futuro, comemora nesta terça-feira o Dia da Europa, ocasião que a presidência austríaca do bloco quer aproveitar para relançar a discussão sobre a União Européia com debates públicos nos célebres cafés das capitais do Velho Continente.
O dia 9 de maio terá este ano uma conotação particular, especialmente na França e na Holanda, um ano depois do "não" de ambos os países à Constituição Européia, que mergulhou a UE numa crise de identidade da qual ainda não se recuperou.
A Áustria, que exerce a presidência da UE até o final de junho, decidiu aproveitar a oportunidade para pedir propostas para redinamizar a Europa.
Para isso, selecionou 27 cafés, um em cada capital dos atuais membros e dos futuros membros da UE (os 25 mais Bulgária e Romênia) para realizar um debate "muito livre" sobre a idéia da Europa."Muitos especialistas discursam, mas a idéia é levar o debate a lugares públicos", explicou o secretário de Estado austríaco, Hans Winkler.
Na França, haverá várias atividades vinculadas a este vigésimo "Dia da Europa", também conhecido como "San Schuman", em homenagem a um dos pais fundadores do bloco, o francês Robert Schuman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário