23 de junho de 2009

Nike, Adidas e Coca-Cola são marcas preferidas entre jovens


Se os jovens fazem parte de seu target, descubra agora quais as marcas que prevalecem na lembrança dos jovens.

Uma pesquisa realizada pela comunidade virtual Habbo revelou as marcas mais populares entre os adolescentes do mundo. O estudo ouviu 112 mil jovens de mais de 30 países e apontou hábitos e preferências entre categorias como eletrônicos, roupas e comida.

Os resultados indicam contradições típicas dos adolescentes. A maioria (63%) disse que quase sempre compra sua marca preferida, no entanto, apenas 35% disseram que as marcas influenciam sua decisão.

No Brasil, foram ouvidos mais de 20 mil adolescentes. As marcas mais consumidas entre as meninas são a C&A, a Converse (All Star) e a Adidas, para roupas, sapatos e roupas esportivas, respectivamente.

Já os meninos preferem Adidas para roupas e Nike para sapatos e roupas esportivas. No quesito higiene pessoal, a marca mais consumida pelos dois grupos é a Avon, enquanto a Coca-Cola foi o refrigerante mais lembrado e o McDonald’s ficou em primeiro lugar como restaurante Fast Food.

O estudo global indicou ainda que mais da metade (52%) dos adolescentes prefere as marcas mais populares, enquanto 45% são fiéis as suas favoritas. Para este grupo, confiança e familiaridade são fatores importantes na escolha de produtos. Dos entrevistados, 53% responderam que não consomem marcas pouco conhecidas, mas um quarto deles prefere experimentar aquelas que não conhecem.

A importância de direcionar marcas para o público adolescente é confirmada pela maioria: 61% preferem consumir aquelas que são especificamente para eles. Eles também priorizam o status oferecido pelo produto. Mais de um terço (34%), diz que é importante que os outros vejam as marcas que estão usando, enquanto 42% preferem as que os fazem parecer bem.

Em relação à visibilidade das marcas, 48% dos entrevistados preferem não comprar roupas em que a marca não esteja visível e 38% dos jovens escolhem uma marca para se destacar dos demais. Um terço deles (30%) gosta de usar as mesmas marcas que os amigos, enquanto 51% discordam disso.

Via: Mundo do marketing

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