3 de dezembro de 2008

Pai é pai e o meu é o melhor


Bom, seguindo ainda em ritmo de TCC, Deus me deu a honra de possuir um pai, que é mãe (já que a minha, eu perdi quando tinha apenas 12 anos), Químico, Músico, Poeta, Consumidor, Corretor de Imóveis, Advogado, e sempre PAI, e este paizão esteve presente em minha apresentação e declarou a sua homenagem através deste texto brilhante, disponível no site http://www.recantodasletras.com.br/:

Água Demais

São Paulo, 03 Novembro de 2008, dia de recorde de engarrafamento na cidade, 220KM de congestionamento, várias pontos de alagamento, a chuva é torrencial. São 19:50h mais ou menos, estou no auditório da Faculdade, em que o primeiro grupo de alunos do curso de Publicidade, vai submeter o seu TCC ao crivo da banca examinadora. As três mulheres e o rapaz que formam o grupo, iniciam a tarefa sem permitir que o nervosismo seja evidenciado. - Já é um bom sinal, penso eu!

No telão, após a “apresentação oficial” da agência, aparece um texto de agradecimento aos presentes, e mostra a união da Icone Propaganda com a Agência Atitude, para a entrega de alguns brindes aos presentes.


“Agradecemos sua presença” Cada qual com o seu cliente Todos com o mesmo objetivo.

Somos alertados de que, para descontrair e quebrar o gelo, devemos encontrar os envelopes escondidos nas poltronas, alguns deles contém os brindes. O primeiro é encontrado por um rapaz sentado à minha direita, três poltronas após a minha. O objetivo do grupo em deixar os presentes descontraídos, e claro, principalmente os examinadores da banca, creio eu, deu resultado. O “cliente” da agência é a Hering, indústria conhecida do mercado têxtil.

É feita uma apresentação da empresa, onde é evidenciada a preocupação com o meio ambiente, e a necessidade de utilização de matéria prima reciclável. Os publicitários apresentam os dados coletados, pesquisas, planilhas, os pontos positivos e negativos da marca, e é iniciada a demonstração do planejamento. A aluna e futura publicitária Helena pega o microfone e começa a detalhar o projeto. Fala com a segurança de quem conhece o assunto com profundidade.

Minha atenção nas palavras continua, mas de repente a imagem daquela jovem de vinte e sete anos no palco à minha frente, começa a ser intercalada com imagens do meu arquivo cerebral.

Eu vejo uma menina fofinha, os cabelos claros refletindo sob a luz do sol no Parque do Ibirapuera; dando os primeiros passos apoiada na enorme bola que a Vó Irene lhe deu, (talvez seja por isso que ela joga futebol tão bem, e inclusive fez o gol de empate no tempo normal, que levou o seu time a disputar e conquistar nos pênaltis o campeonato MidiaCup de 2007); sentada no cadeirão do restaurante em Ilhabela, com uma coxa de frango na mão,a cara toda lambuzada; fazendo malcriação no primeiro dia de aula, pisando duro e com a cara amarrada, que instituiu em casa a famosa frase “cara de Helena”; momentos estes que foram perpetuados em fotos que não faltaram no vídeo da retrospectiva, no dia do seu casamento.

Eu me dou conta de que o tempo passou implacavelmente rápido, foram tantas as alegrias, alguns pequenos dissabores, e uma tristeza imensa superada à duras penas. A apresentação do trabalho termina, os comentários de avaliação da banca são elogiosos e coroam de êxito e triunfo a dedicação daqueles quatro jovens que recebem dos professores, as boas vindas ao mercado de trabalho! Eu só não chorei porque já havia muita água rolando na cidade!antonio carlos de paula poeta e compositor AC de Paula Publicado no Recanto das Letras em 03/12/2008


2 comentários:

  1. Anônimo1:38 PM

    Bom...não chorei lá porque não fui, mas aqui já virou um rio.Que lindo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:31 PM

    Parabéns, Helena, pelo pai bacana que vc tem e pela formatura, viu!? Apresentei minha banca este ano também e sei que não é nada fácil conter o nervosismo. Ao que parece, você mandou super bem. Muito sucesso pra você sempre!

    ResponderExcluir