14 de agosto de 2008

Por dentro da Tecnologia: Gadget X Widget


Se você assim como eu, adora uma tecnologia, mas está meio por fora destes novos termos utilizados, que tal usar o Reality para se atualizar ?

Resolvi escrever este post, pois me interesso muito por novidades e tendências tecnológicas, mas alguns termos confesso que confundem minha cabeça, por isso, que tal começarmos com a descrição de duas palavrinhas que estão rolando sem parar nas rodinhas "modernas e nerds" por aí ?

Gadget: O que é ?
É uma gíria tecnológica recente que se refere a, genericamente, um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamado de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, tocadores mp3, entre outros. Em outras palavras, é uma "geringonça" eletrônica.

Na moda: Os Gadgets têm função social de status (além da lógica finalidade do aparelho), quando se tratam de equipamentos ostensivos. Na medida a que se referem, na maioria das vezes, a equipamentos de ponta e por muitas vezes com preços elevados, a gíria Gadget é referência de produto tecnológico para poucos, embora seja usada de forma genérica quando se trata de software.


Widget: O que é?
Um componente de uma interface gráfica do utilizador (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc..
Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio, ...)


Clareou as idéias ? Agora você já pode sair por aí, falando que baixou um novo Widget para seu Gadget novinho, correto ? rs...espero ter ajudado e não complicado !

3 comentários:

  1. Helena,

    Muito bom mesmo! Taeee! Agora eu aprendi. Sempre enrolava esses termos get..

    Abs

    Varal

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:58 AM

    Hahahahahaha. Muito boa sua explicação!

    Sou redatora publicitária e buscando notícias, cai aqui. Parabéns pelo blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena,
    Ameeeiii a explicação agora posso conversar com meu irmão de igual para quase igual... rsrs
    obrigada
    Paty

    ResponderExcluir