18 de agosto de 2008

Arquitetura da Informação


O mundo on-line chegou para revolucionar realmente a nossa comunicação, como já falamos por diversas vezes, seja pela parte tecnológica ou pela facilidade na qual a informação chega até as pessoas. Nas agência on-line existe uma vaga exclusiva que as agências offline não possuem, é a tal da Arquitetura da Informação, você sabe do que se trata ? Vou contar um pouquinho deste meu mundinho e espero que gostem.

Fui procurar na Wikipedia, onde a explicação sobre A.I estava descrita da seguinte maneira: "A Arquitetura de Informações consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora." e ai facilitou ? Acho que não, porque nem pra mim ajudou muita coisa, então vou explicar da minha maneira.

A Arquitetura da Informação tem diversas diretrizes e objetivos:
  • Métricas: o arquiteto de informação é o amigo número 1 do analytics e do webtrends, lá ele analisa as métricas (medidas) e a performance do site, como por exemplo, quantas pessoas visitaram o site, quantos visitantes novos, etc.

  • Desenvolvimento de Wireframe: Ou seja, o esqueleto do site, o A.I é responsável em montar e destribuir as informações no esqueleto do site, ele verifica onde as mesmas ficaram mais claras, e prezam as poucas palavras que dizem muito, do que muitas palavras que não dizem nada.

  • Trabalho de QA: Nada mais é que a verificação das funcionalidades do site, se realmente ele está claro, se o usuário não irá se perder, entre outro detalhes.

  • Card sorting e Testes de Usabilidade: O profissional de A.I desenvolve testes para verificar a performance do site estes testes são feitos com usuários comuns e são verificados os caminhos percorridos por uma seleção de usuários escolhida.

  • Usabilidade: Como eu já disse aqui no Reality anteriormente, a usabilidade não significa que o site é fácil de usar somente, e sim que ele deve ser previnido de acordo com a lei do desenho universal e permitir que pessoas com deficiência seja visual, ou qualquer outra, consigam navegar normalmente.

Se você se interessou pelo tema, e quer mergulhar no mundo da Arquitetura da Informação, uma amiga me indicou este site no qual eu também vou recomendá-lo a todos os meus leitores: Guilhermo

Um comentário:

  1. Oi Helena,

    Que bacana seu site, não o conhecia. Bacana ver que tu trabalha com AI, é uma área muito bacana.
    Vc conhece o pessoal da Mapa Digital (http://www.mapadigital.net/)? Eles são amigos meus, fazem um trabalho bem bacana e tem um blog só sobre esse assunto. Acho que vc vai gostar.

    Um abraço.

    Renato

    ResponderExcluir