8 de julho de 2008

Google passa a monitorar anúncios online


O Google promete mais uma vez “causar” com uma ferramenta que vai ajudar e muito os publicitários. O novo serviço mede o uso da internet, com o objetivo de ajudar os publicitários a encontrar os melhores lugares para comprar anúncios online ao dizer-lhes quais websites seu público-alvo visita.

A abordagem do Google pode representar uma grande ameaça aos modelos atuais de monitoramento do uso da internet. As duas firmas de medição de rede que dominam o mercado (comScore e Nielsen Online) baseiam seus dados principalmente em painéis e sondagens, que os críticos dizem ser inconsistentes e incompletos. O novo serviço se baseará principalmente em dados de servidores da web e será oferecido gratuitamente aos profissionais de marketing.

Acho que o Google vai conseguir monitorar e muito bem os anúncios assim como acontece na análise que o analytics (site especializado em métricas do Google) realiza, e o melhor de tudo, completamente grátis, afinal ele ganha dinheiro de outra forma, acredito que essa visão algumas empresas deveriam ter, e ousar as vezes, não apenas estipular uma bagatela $$$$ pelo seu banco de dados e relatórios, o que acontecem com Nielsen, entre outros...

É claro que esse tipo de informação é realmente muito valiosa e acaba gerando despesas para os Institutos de Pesquisas, mas vamos ser sinceros, o preço de qualquer pesquisa por mais simples que seja, ultrapassa a marca dos R$ 3.000,00 fácil...

Um comentário: