17 de dezembro de 2007

Era o que faltava...


O projeto que proíbe o uso de expressões e termos estrangeiros por todos os meios de comunicação foi aprovado nessa quinta-feira, 13, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A informação foi publicada nessa sexta-feira, 14, pelo jornal Folha de S.Paulo.

De autoria do deputado Aldo Rebelo (do PC do B), o projeto regulamenta que toda e qualquer utilização de termo estrangeiro em informações comerciais, propagandas publicitárias e qualquer outra forma de veiculação de informação deverá trazer, com destaque, sua respectiva tradução em língua portuguesa. O objetivo, segundo o deputado, é estimular o ensino e o aprendizado de nosso idioma.Dentro do projeto está prevista a criação de uma comissão que ficará encarregada de elaborar glossários com os temos em português equivalentes as expressões estrangeiras que já estão incorporadas no cotidiano dos meios de comunicação nacionais.

Ainda não foram definidas as punições que serão impostas aos infratores.Já aprovado pela Câmara, o projeto deverá seguir para o plenário, onde aguardará uma nova votação, ainda sem data pré-definida. Caso seja novamente aprovado, seguirá para a sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário