21 de março de 2007

Trade Marketing

Vamos falar um pouco sobre o "trade" conhecido por quem trabalha em agência e " temido" pelos universitários que as vezes não sabem nem o conceito desta palavrinha mágica ! Espero que ajude !
Trade marketing é parte essencial na estratégia de marketing das empresas que almejam maximizar a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos-de-venda.
Trade Marketing é uma disciplina de Marketing que orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas, pontos-de-venda e consumidores.

Trade Marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas. Define quais canais de mídia que serão utilizados, que produtos desenvolvidos e que canais de comercialização para atender as preferências de consumo do público-alvo. .

O processo contínuo de fragmentação das mídias, somado a uma maior especialização dos canais de venda, num contexto no qual o consumidor está cada vez mais difícil de ser conquistado, criou um cenário de competição acirrada no qual as empresas lutam ferozmente por participação de mercado. Nesse cenário, continua sendo fundamental desenvolver marcas fortes que estabeleçam condições de enfrentamento da concorrência, dos canais de venda pela sua comercialização e, o mais importante, o share de preferência dos seus consumidores-alvo.

Trade Marketing estabelece ainda, a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor nos pontos-de-venda, com um modelo de parceria entre os fabricantes e seus canais de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário