3 de outubro de 2006

Zara avança e tenta dominar o Mundo...



É rápida, está na moda e saiu de um canto remoto no noroeste da Espanha para conquistar o mundo. Nos últimos cinco anos, a Inditex, controladora da rede de artigos chiques e baratos Zara, transformou-se na varejista de roupas líder na Europa. Agora, pretende acelerar o crescimento na Ásia e Estados Unidos. À medida que o executivo-chefe da empresa, Pablo Isla, estrutura os planos de expansão global, questiona-se, no entanto, se a Inditex não estaria indo rápido demais.
Não se enganem: o desempenho da empresa é impressionante. Desde 2000, a Inditex triplicou vendas e lucros e dobrou o número de lojas de suas oito marcas. A Zara, responsável por quase 70% da receita total, é a maior. Agora, Isla, de 42 anos, espera inaugurar, em média, mais de uma butique por dia nos próximos anos. Pretende ter mais de 4 mil lojas até 2009. Atualmente, são 2,8 mil.
Com sua rápida e perigosa expansão, a Zara representa uma ameaça cada vez maior para rivais como Gap, dos Estados Unidos, e a sueca H&M Hennes & Mauritz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário