18 de abril de 2007

O Mundo Blogueiro


Hoje vamos "conversar" sobre o mundo blogueiro, este mundo que ocupa um espaço cada vez mais especial, ele chegou devagarinho e se torno uma mídia alternativa tanto para entretenimento, quanto novidades, trabalhos, tendências, Novos Negócios, e hoje em dia cada vez menos comum, um diário virtual sobre a sua vida.

Eu, particularmente, nunca imaginei que teria um blog ! E hoje em dia não vivo sem ele ! Muitas pessoas me questionam qual o tema principal, além da Publicidade em Geral, e eu respondo, eu trago para o Reality, coisas que eu gostaria de ler no meu dia-a-dia, com a diferença que expresso a minha sincera opnião, falamos sobre Novas Campanhas, Ganha Conta/Perde Conta, Tendências (esse sim é o meu preferido) , história de grandes marcas de sucesso, entre outros...O Reality é um Blog Conceito cheio de novidades pra você, por isso, assim como o Meio & Mensagem é seu jornal online diário, o Reality Publicidade será a partir de hoje, o seu blog de Cabeceira.
Sobre a Palestra do Merigo que á tempos fiquei de comentar, vou resumir dizendo que se você esta no Ramo de Publicidade, seria bom conhecer blogs sobre o tema, eles vão te ajudar muito...Sobre os proprietários de Blog, suas opniões estão cada vez mais integradas com a Sociedade, as empresas estão buscando estes profissionais tanto para divulgar o seu produto quanto para avaliar a audiência e repercussão...Quem não anda gostando muito desta história são os jornalistas, pois os blogs transmitem a informação em tempo real, com mais agilidade e praticidade, enquanto, em jornais, a matéria demora para chegar, as fotos não são como os leitores gostariam, perdem autenticidade...etc..etc...
Por isso blogueiro, não desanime se você não tem um volume de acessos grande continue atualizando, e vocês caros leitores...comentem ! A sua opnião vale muitoooooooooooooo ! Obrigada

2 comentários:

  1. Gabriel Jacob2:19 PM

    Hele, Parabéns pela matéria esta muito boa, e vc escreve muito bem além de tudo, e é super interessante vc comentar sobre o mundo dos blogs, no qual nós fazemos parte.

    Bjoss!

    Gabriel Jacob

    www.adivertido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. No reino do bloguistão

    Alessandro Soares
    Do Diário do Grande ABC

    Blog, pra que te quero? Essa é uma das perguntas que os encontros mensais Cronicamente Viável no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Tel.: 3113-3651) tentam responder. O debate sobre a internet como meio de comunicação subjetivo, ágil e interativo tem como tema nesta terça-feira, às 19h30, Um Lugar Chamado Bloguistão. A entrada é franca.

    Blog é redução de weblog, termo cunhado em 1997 para definir o diário online que uma pessoa atualiza, agregando comentários sobre assuntos de seu interesse, recomendando sites e outros blogs que tenha visitado, ou monitorando comentários de visitantes. Segundo o site Technorati, ferramenta dedicada à blogosfera, existem 75 milhões de blogs na internet.

    Dois blogueiros são os convidados. O escritor e compositor Ferréz, pseudônimo de Reginaldo Ferreira da Silva, paulistano de 32 anos, ligado ao movimento hip hop e autor do livro de contos Ninguém É Inocente em São Paulo indicado este ano ao Prêmio Jabuti, prefere as informações dos blogs do que ler jornais e revistas impressos. Ricardo Noblat, pernambucano de Recife, 58 anos, jornalista, ex-diretor de redação do Correio Braziliense, é colunista de O Globo e assina um dos blogs de maior audiência da internet. Para ele, uma novidade que deve “acabar com o monopólio da produção de conteúdo dos jornalistas”.

    Ferréz acredita que o livro impresso não deixará de existir, e que a internet é um caminho livre, embora precise ser peneirada, mas não vê com otimismo o jornalismo impresso. “Livro é eterno, jornais e revistas estão saturados e tendenciosos. Quando procuro notícias na internet, não olho sites, vou direto nos blogs, atualizados todo dia”.

    Ativista social no bairro Capão Redondo, Ferréz criou um blog por necessidade de divulgação. “Eu mandava e-mails para sites e não publicavam. Tinha palestra, não divulgavam. No blog, criei elo com as pessoas que mandam comentários. Uns 99% nunca vi, mas é melhor assim pois a pessoa visita o blog pelo texto, não porque me acha bonito (risos)”.

    Blogs foram a fonte de informação de Ferréz no caso do tumulto na madrugada de sábado para domingo na Praça da Sé, durante show do Racionais. “Foi uma parte do público que provocou tudo, não o grupo. Mas a cobertura das emissoras de TV foi tendenciosa, mostraram que o grupo de rap era o problema. E o governo, que promove a festa e manda bater nas pessoas? É virada ou paulada cultural? Não vai mudar nunca, a mídia está do mesmo lado sempre”.

    Ativo e passivo - O blog é um novo conceito de informação, sustenta Noblat. Em seu diário online, o jornalista publica informações apuradas por ele ou pinçadas em outras publicações, sendo política o assunto principal, mas pode variar o tema. “Como dou informações fora do eixo Rio-São Paulo a audiência é espalhada. Outros blogs de política citam só os grandes jornais, sem essa preocupação”.

    Política, humor ou qualquer assunto, o blog permite interatividade e participação direta do leitor. Pra Noblat, essa é a grande vantagem deste novo conceito. “Além de ser rápido e eficiente na transmissão de informação, pois fornecem pauta até para jornais, os blogs acabam com a relação ativo e passivo entre jornalista e leitor, entre quem faz e quem recebe. O blog permite ao leitor produzir conteúdo também”.

    O impacto dos blogs foi grande na mídia. “São meios muito rápidos e simples de transmissão de informação. Se acontecer o fim do jornalismo impresso, isso se deverá a outros fatores, não pelo conteúdo publicado. Mas o blog está fazendo a informação impressa envelhecer mais rápido”.
    Blogs: ferrez.blogspot.com e oglobo.globo.com/pais/noblat

    ResponderExcluir