3 de março de 2007

Preconceito

Segundo o Wikipédia: Preconceito é uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.
Mas em nossa sociedade, o preconceito existe de muitas outras formas...e hoje vou falar de umas que passamos " diariamente" e me revolta a cada dia, o Preconceito Universitário !
No Brasil, arrumar um emprego é uma missão quase impossível, milhares de pessoas saem em busca de um novo emprego a cada dia, muitas empresas e muitos líderes, costumam filtrar os "Curriculuns " pela Faculdade/Universidade que o candidato leciona/lecionou, ou seja, eles não se preocupam se o candidato é um bom profissional, se ele é responsável, criativo, etc..etc...a primeira atitude é já elimina-lo se ele não cursa ou cursou uma boa universidade.
E esse tipo de preconceito não existe somente nas empresas, o pior acontece entre os " engomadinhos" sim engomadinhos pois poucos que estudam em Universidades como USP, Cásper Líbero, Belas Artes, ESPM, Anhembi Morumbi pagam sua faculdade com o dinheiro fruto do seu trabalho, eles são ajudados pelos pais, não que estejam errados, eu queria essa oportunidade e infelizmente não tenho, mas muitos acreditam que para arrumar um emprego em uma boa empresa, ou em uma boa agência, é necessário cursar essas universidades e há também aqueles que acreditam que curso BOM somente em faculdade de primeira linha, caros amigos, queria alertar que o mundo mudou ! E que muitas faculdades pequenas estão se destacando e obtendo grandes participações no ensino, sendo também premiadas ! Outro ponto importante é que: " Quem faz a faculdade é o aluno" lembrando um exemplo bem tosco mas real é que: EU FAÇO PUBLICIDADE NA FAMEC e estou muito feliz, trabalho em uma das maiores agências de publicidade da América Latina, que me deu a chance de mostrar o meu talento, mas a Susane Richthofen fazia direito em uma das maiores Universidades do país, pelo visto era infeliz e teve a capacidade de matar seus próprios pais, seria ela uma excelente profissional de acordo com o perfil de alguns executivoc ?
Vou te contar...

Um comentário:

  1. Anônimo12:36 PM

    Preconceito você chamar quem estuda na Belas Artes de engomadinho hein?

    ResponderExcluir