16 de fevereiro de 2006

A origem e o Conceito de Marketing de Guerrilha


Breaking traditions.
Quebrando tradições. A garrafa de whisky Chivas sendo destúída e quebrando trandições.
Agência: DPZ PropagandaCliente: JB


O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros. Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte como. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas.
Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review de Welsh e White que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.
Principais Ferramentas de Marketing de Guerrilha:

3 comentários:

  1. Anônimo12:43 PM

    Helena gostaria de saber seu e-mail ou msn para mantermos contato,pois começarei semana que vem em Publicidade e Propaganda e quero saber muita coisa e dicas....poderia me ajudar?
    bjos
    anota aí meu e-mail e msn:
    uilianrb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:23 PM

    Oi Helenaaa

    sou Davi, 4° ano de Publicidade e Propaganda, adorei o blog parabéns, tenho um mais faço textos e poesias... nada a ver c nossa área...

    Toh realizando um TCC pro Chivas Regal 12 anos, será que vc tem algo que possa me ajudar? Se puder me dá uma força agradeço, meu e-mail é davi.bosio@yahoo.com.br, davi2002@hotmail.com é meu msn...

    obrigaodo
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:14 PM

    ola pessoal esou fazendo minha monografia baseado em marketing de guerrilha.
    E estou a traz de informaçoes de em que fase o marketing de guerrilha começou nasceu..tipo decada?não sei..é pq ele surgiu qual foi a necesidade do mercado para que isso acontece?
    Se alguem puder me ajudar..ficarei muito grata e mensionarei o nome no meu trabalho.

    obrigada
    thais
    tatasp26@hotmal.com

    ResponderExcluir