O portal Technorati publicou, na última segunda-feira (23), a edição atualizada de sua pesquisa "State of Blogosphere", sobre a atual situação dos blogs na rede mundial de computadores. Nela, são constatadas informações gerais, desde a identificação dos usuários que fazem uso da ferramenta aos motivos que os levam a utilizá-la.
Na primeira parte, o portal se dedicou a divulgar os diversos perfis dos blogueiros ao redor do mundo, chegando a um total de 133 milhões de blogs indexados desde 2002. A princípio, considerando que esse tipo de ferramenta é "um fenômeno global", a pesquisa aponta que há blogs publicados em 81 idiomas. Coletivamente, os usuários criam cerca de um milhão de posts diariamente, sendo que metade deles já está em seu segundo blog - alguns alcançaram a marca da oitava página pessoal - e 59% utiliza o serviço há mais de dois anos.
Com diversos infogramas e gráficos ilustrando as estatísticas, o Technorati informa que os blogueiros não são, de forma alguma, um grupo homogêneo, se dividindo em três setores: pessoal (de interesse particular), profissional (sobre seu mercado profissional em blog não-oficial) e corporativo (sobre e para uma empresa). A pesquisa aponta também que, de cada cinco blogs, quatro são de cunho pessoal.
Ainda nesta primeira parcial, o portal indica que dois terços dos blogueiros são homens, 70% possuem nível universitário e 44% são pais. Apesar de ter sido ministrada em inglês, os pesquisadores ressaltam que foram ouvidos usuários de 66 países e foi constatado que a maioria não vive próximo às áreas das grandes metrópoles. Em contrapartida a este dado, nos Estados Unidos, a maior parte dos internautas se concentra na área litorânea de São Francisco, seguido por Nova York, Chicago e Los Angeles. No geral, o estudo mostra, ainda, que os blogueiros norte-americanos possuem maior nível de escolaridade que a população geral da Internet.
Na segunda parte da pesquisa, publicada nesta terça-feira (23), o Technorati informa os motivos dos usuários optarem por ter um blog e o que é veiculado nas páginas. A expressão pessoal e o relacionamento com pessoas que têm as mesmas idéias foram apontadas como as principais razões para blogar, tendo a satisfação pessoal como o grande sinal de sucesso com o blog. Ainda, 42% dos usuários esperam receber retorno financeiro com seus blogs algum dia.
Via Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário