tag:blogger.com,1999:blog-20006120.post115071419815676836..comments2023-10-31T13:07:56.747-03:00Comments on Reality Publicidade: Dada a largada para o Festival de CannesHelenahttp://www.blogger.com/profile/10670728499250557499noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-20006120.post-1151329992568354212006-06-26T10:53:00.000-03:002006-06-26T10:53:00.000-03:00Brasileiros decepcionam em Cannes O Brasil ganhou ...Brasileiros decepcionam em Cannes <BR/><BR/>O Brasil ganhou apenas três leões de bronze na categoria Film (filmes). Os leões foram conquistados pela AlmpaBBDO com a campanha criada para a Gol Linhas Aéreas; pela Fischer America, com o filme produzido para o analgésico Neosaldina; e a Lew,Lara com filme institucional para a Schincariol. <BR/><BR/>A entrega dos prêmios aconteceu no sábado no Palais des Festivals e marcou o encerramento do 53º Festival Internacional de Publicidade de Cannes. <BR/><BR/>Na categoria Titaniun, na qual o Brasil não inscreveu nenhuma peça e que premia estratégias integradas de publicidade, uma agência de pequeno porte do Japão foi a vencedora, segundo a organização do festival informava ontem em seu site oficial. <BR/><BR/>O Reino Unido foi neste ano o campeão do festival, com o maior número de leões conquistados. Foram 22. Logo atrás, com 21 prêmios, vieram os Estados Unidos. Com os leões de bronze da categoria Film, o Brasil somou 29 prêmios - cinco de ouro, oito de prata e 13 de bronze. <BR/><BR/>A performance foi considerada fraca pelos profissionais que participaram do festival. "Temos de reconhecer que nossos filmes estão abaixo do esperado. Temos apresentado filmes com viés muito locais", comentou um publicitário. <BR/><BR/>Segundo ele, o filme criado pela Duda Propaganda para o guaraná Antarctica com Armando Maradona como garoto-propaganda ilustra essa tendência. "Havia muita expectativa de que esse filme pudesse ganhar um leão. Mas é uma produção absolutamente local, com uma mensagem muito regional". <BR/><BR/>A indisposição em relação ao Brasil foi acirrada, na avaliação do publicitário, com a discussão pública travada entre a agência Giovanni FCB e o ex-diretor de criação da agência, Fernando Campos, que movimentou os corredores do Palais des Festivals. A Giovanni não reconheceu o leão de bronze conquistado por Campos com uma campanha criada para a Ipas, uma ONG voltada à saúde da mulher. Segundo a Giovanni, a campanha foi inscrita à sua revelia. A organização do festival retirou o prêmio.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20006120.post-1150722374558024742006-06-19T10:06:00.000-03:002006-06-19T10:06:00.000-03:00Grande Helena, quebra tudo! Segue matérias adicion...Grande Helena, quebra tudo! <BR/><BR/>Segue matérias adicionais a esta reportagem!<BR/><BR/>Brasil leva para Cannes número recorde de peças <BR/><BR/>O Brasil participa da 53ª edição do Cannes Lions International Advertising Festival, o mais importante festival de publicidade do mundo, com número recorde de campanhas inscritas. São 2.537 peças publicitárias, o que dá ao país a segunda posição em número de campanhas concorrentes - o primeiro são os Estados Unidos com 3.376 inscrições. Em relação ao ano passado, o Brasil aumentou em 15% o número de campanhas inscritas. <BR/><BR/>No total, 82 países participam do festival com 24.862 campanhas divididas em nove categorias. O número é 12,5% maior em relação às inscrições de 2005. A categoria "Filmes", porém, tem um número 2,7% menor de peças inscritas na comparação com o ano passado. O mesmo acontece com a categoria "Marketing Direto" - com queda de 6,5% no número de inscrições neste ano em relação a 2005. <BR/><BR/>A categoria que registrou maior crescimento foi a "Titanium Lions". Concorrem nesta categoria, que foi criada em 2005 para premiar as idéias mais inovadoras e audaciosas, campanhas que integram várias mídias e formas de comunicação, que vão desde o tradicional filme publicitário de 30 segundos para televisão, ao marketing direto, internet, outdoor e novas mídias. Neste ano, a "Titanium" teve 202 inscrições, número 52% superior ao de 2005. <BR/><BR/>O segundo maior aumento entre o ano passado e este ano foi a categoria "Media", com aumento de 36%. Nesta categoria são julgados os trabalhos que usam as chamadas mídias alternativas ou novas mídias. <BR/><BR/>O crescimento dessas duas categorias, "Titanium" e "Media", sinaliza uma tendência cada vez maior entre agências e anunciantes que lançam mão de todas as formas de comunicação e mídia para alcançar um consumidor cada vez menos disponível para campanhas tradicionais. <BR/><BR/>"A integração da comunicação é uma necessidade hoje em dia, e não apenas uma opção das agências de publicidade e dos anunciantes. Dependendo do nicho que se quer alcançar é preciso usar um conjunto de ferramentas de marketing em detrimento do formato tradicional de publicidade", afirma Luiz Buono, vice-presidente de planejamento e atendimento da Fábrica Comunicação Dirigida que participa do Festival de Cannes pelo quinto ano consecutivo. <BR/><BR/>O ranking brasileiro mostra a agência AlmapBBDO com o maior número de peças inscritas - 272 peças inscritas, a maioria delas, na categoria "Press", ou mídia impressa. A agência F/Nazca vem em segundo lugar com 240 campanhas inscritas. Em terceiro lugar aparece a agência DM9DDB, com 177 inscrições. <BR/><BR/>Em 2005, as agências brasileiras trouxeram na bagagem um número recorde de prêmios: um Grand Prix e 43 Leões. <BR/><BR/>Neste ano, ao recuperar a segunda posição em número de peças inscritas, o Brasil também retoma o brilho e volta a assumir um lugar que já lhe pertenceu nos anos de 2001, 2002 e 2004. Em 2003, quando o mercado publicitário brasileiro atravessava uma forte crise, o país caiu para quarto lugar em número de campanhas exibidas no festival, sendo superado pela Grã-Bretanha.Anonymousnoreply@blogger.com